Topo

Ciclone extratropical causa chuva forte e ventania no Rio Grande do Sul

Lucas Azevedo<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Porto Alegre

26/10/2011 14h00

Um ciclone extratropical próximo ao sul do Rio Grande do Sul trouxe ventania e muita chuva nesta terça-feira ao Estado. Foram registrados acúmulos de precipitação superiores ao esperado para poucas horas, especialmente em Porto Alegre.

Na capital gaúcha, pancadas de chuva na noite desta terça-feira (25) alagaram avenidas, provocando engarrafamentos. Em algumas regiões da cidade caiu granizo. A CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) contabilizou cerca de 17 mil clientes com problemas de abastecimento. Entretanto, a situação foi normalizada ainda na noite passada.

A Defesa Civil estadual não recebeu nenhum informe de destruição no interior do Estado. Porém, cidades da região nordeste tiveram árvores derrubadas e casas destelhadas. Foi o caso de Porto Lucena (560 km de Porto Alegre), onde cerca de 40 residências tiveram avarias nos telhados.

Na fronteira oeste, em dois dias choveu quase a metade do esperado para o mês inteiro. O exemplo é São Borja (594 km de Porto Alegre), onde a precipitação chegou a 75 milímetros, enquanto o esperado para 30 dias nesta época é de 160 milímetros.

Conforme a empresa de meteorologia MetSul, o ciclone continua influenciando o tempo no Rio Grande do Sul. Ventos fortes de até 80 km/h podem ser registrados em alguns pontos no sul e leste gaúchos. Porém, a chuva diminui, e o sol começa a aparecer entre nuvens.