Topo

Cidades paraibanas convivem com estações de tratamento de água abandonadas, afirma sindicato

Ana Paula Rocha<br>Do UOL Notícias

Em São Paulo

26/10/2011 07h00

Três vídeos divulgados pelo Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb) denunciam o abandono de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na cidade de Algodão de Jandaíra (cerca de 150 km de João Pessoa). As imagens teriam sido feitas na semana passada.

De acordo com o presidente do sindicato, Wilton Maia Velez, esta é uma realidade presente em diversas cidades do Estado.

Imagens mostram degradação da estação de tratamento de água

Nos vídeos, é possível observar que a água nos reservatórios é bastante turva. Há cenas que mostram vazamento contínuo, além de cilindros de cloro jogados no chão e um reservatório de água destampado. A estação atende a cerca de 2.000 pessoas na cidade.

Procurado pela reportagem, o gerente de controle de qualidade da Cagepa (empresa responsável pelo tratamento de água no Estado), Antônio Batista Guedes, admitiu que o reservatório deveria ficar tampado e afirmou que essa e as demais acusações serão averiguadas ainda nesta semana.

Guedes disse ainda que a estação de Algodão de Jandaíra está incluída em um grupo de cerca de 50 cidades que fazem parte de um processo, já em tramitação, que prevê a construção de estações convencionais em fibra de vidro. “Este tipo de tratamento não se compatibiliza com a realidade atual. Por isso está tramitando um projeto para fazer uma estação mais compatível com a realidade”, explicou.

A Cagepa informa também que desde janeiro deste ano já foram investidos quase R$ 10 milhões na recuperação de estações de tratamento de água no Estado.