Topo

Gansos reforçam segurança e ajudam na limpeza de delegacia no Paraná

Os gansos foram se instalando na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba há cerca de dois meses quando um ex-criador doou um animal para os policiais - Reprodução de TV
Os gansos foram se instalando na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba há cerca de dois meses quando um ex-criador doou um animal para os policiais Imagem: Reprodução de TV

Dimitri do Valle<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Curitiba

26/10/2011 18h57

Policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba contam com a companhia de colegas inusitados no trabalho: um grupo de 25 gansos que circula pelo gramado do terreno onde fica o distrito policial, no bairro Vila Izabel.

Os gansos foram se instalando no local há cerca de dois meses quando um ex-criador doou um animal para os policiais. Depois, outros também foram doados e, na semana passada, a “família” aumentou com o nascimento de cinco gansinhos.

Policiais não falam abertamente sobre o assunto, mas admitem que os bichos não apenas dão um toque diferente no ambiente da delegacia, como ajudam em algumas tarefas. O local onde os gansos circulam faz divisa com uma parede de parte da carceragem da delegacia, que abriga policiais acusados de crimes e detentos com nível superior. Se um interno quiser fugir, vai encontrar os animais pela frente. Toda vez que há barulho dentro da carceragem, os gansos se agitam e grasnam.

Outra serventia é na conservação da grama, afirmam os policiais, já que os gansos se alimentam dela. Os animais também acabaram com os ratos que frequentavam o local –os presos costumam atirar comida pela janelas das celas e os restos atraiam os roedores. Agora, são os gansos que se alimentam das sobras.