Topo

Chuvas causam inundações, acidentes de trânsito e morte em Belo Horizonte

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Belo Horizonte

27/10/2011 14h35

A chuva que atingiu Belo Horizonte e região metropolitana na madrugada e manhã desta quinta-feira (27) causou inundações, acidentes de trânsito e pelo menos uma morte. Segundo o coordenador do Centro de Meteorologia Minastempo, Ruibran dos Reis, choveu 27 milímetros em Belo Horizonte, equivalente a 20% da precipitação esperada para todo o mês de outubro.

Moradores da rua Laura Soares Carneiro, no bairro Buritis, viram o risco de desabamento aumentar. Três prédios que ficam nessa rua foram isolados pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte esta semana por causa da ameaça de desmoronamento.

Trincas, rachaduras e um terreno em deslizamento nos fundos dos imóveis deixam os moradores assustados com a possibilidade de tragédia. O coordenador da Defesa Civil, Alexandre Lucas, afirmou nesta manhã que o risco para os prédios aumentou.

Além do risco de desabamento no bairro Buritis, o Corpo de Bombeiros atendeu a pelo menos três ocorrências relacionadas às chuvas. Na região noroeste de Belo Horizonte, famílias que moram na Vila São José ficaram ilhadas por causa do alagamento da rua Sermão do Montes.

Em Ribeirão das Neves, o muro de uma casa desabou e atingiu o imóvel. Por sorte, ninguém ficou ferido, mas a água invadiu a residência. Uma casa foi invadida pela água, em Santa Luzia, na região metropolitana. Os bombeiros precisaram resgatar uma idosa e um bebê que dormia no momento da inundação.

De acordo com a Polícia Militar, a chuva pode ter sido motivo de dois graves acidentes. Um deles na avenida Tereza Cristina, na região noroeste de Belo Horizonte. Segundo o soldado Gustavo de Oliveira Vital, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM), um Fiat Doblô saiu da pista, bateu em poste e capotou. Um passageiro de 18 anos morreu no acidente.

Segundo Vital, o carro fazia o transporte clandestino de operários que saíram de Ribeirão das Neves, na região metropolitana, e seguiam para uma obra na capital. Equipes da Cemig trabalharam no local do acidente durante toda manhã para retirar o poste que ficou pendurado pelos fios de alta tensão.

O alerta de chuva em Belo Horizonte continua. Conforme a Defesa Civil, a presença de uma frente fria no litoral da região Sudeste favorece a ocorrência de chuvas em Minas Gerais, principalmente no centro do Estado. A chuva poderá ser forte (entre 20 a 30 milímetros) na capital.