Topo

Falta de manutenção e excesso de peso em barco causaram acidente que matou 9 no DF, diz laudo

Camila Campanerut

Do UOL Notícias<br>Em Brasília

28/10/2011 13h15

Laudo final da perícia realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal apontou a falta de manutenção adequada e o excesso de peso como as causas do acidente com o barco "Imagination", no lago Paranoá, na capital federal, em maio deste ano, que matou nove pessoas e deixou dezenas feridas.

O documento com a conclusão do Instituto de Criminalística foi entregue nesta quinta-feira (27) à justiça, onde já corre o processo contra o dono do barco, Marlon José de Almeida, e o piloto, Airton Carvalho da Silva Maciel, ambos acusados de homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

Já a promotora da festa que ocorria no barco no momento do acidente, Vanda Pereira, não foi responsabilizada pelo fato. “Ela alugava a embarcação e a responsabilidade da movimentação dentro do barco era do proprietário e do comandante. O comandante [piloto] era a autoridade máxima, era ele quem poderia permitir ou não a entrada de mais pessoas”, afirmou o delegado responsável pelo caso, Adval Cardoso.

A capacidade do barco era de 92 pessoas, mas no último 22 de maio, estavam na embarcação pelo menos 122 pessoas.

Segundo o delegado, antes do acidente, houve uma série de mudanças feitas no barco que representaram um aumento significativo do peso da embarcação. O problema é que depois destas modificações na estrutura dele, não foi feita uma nova vistoria.

"Com o acréscimo de peso na estrutura do barco, que aumentou substancialmente, ele deveria ter se submetido a uma nova vistoria, o que não ocorreu. Além disso, a  manutenção [do barco] era inadequada, com muito improviso. Eles achavam que com bombas sobressalentes [para retirar água do barco] e a experiência do comandante seriam suficientes para evitar qualquer acidente, e não foi", afirmou o delegado.

O naufrágio foi causado pela entrada de água no barco, nas estruturas chamadas de tubulões, que sustentavam a embarcação.