Topo

Menino cai de árvore, quebra o fêmur e espera há 12 dias por cirurgia na perna em Goiás

Rafhael Borges<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Goiânia

31/10/2011 14h52

Um menino de 10 anos, morador em Aparecida de Goiânia (região metropolitana de Goiânia), quebrou a perna após cair de uma árvore e espera há doze dias por uma cirurgia. No dia do acidente, o pai do menino tentou conseguir uma vaga para o filho em várias unidades de saúde, mas não conseguiu.

Levado ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), o garoto recebeu uma tala na perna e foi liberado, pois não havia vagas para internação. Uma médica, porém, disse que ele precisaria fazer uma tomografia, o que não foi possível no Huapa.

Depois de esperar quase 24 horas para que uma ambulância transportasse o menino para o exame, a família foi encaminhada ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), onde foi constatada fratura do fêmur, maior osso do corpo humano, localizado na coxa, e que ele precisaria ser operado. Novamente não havia vaga, e Elias Rodrigues da Silva, pai do menino, voltou com o filho para casa.

Na última tentativa, feita no hospital São Silvestre, os médicos que atenderam ao garoto disseram à família que a cirurgia deveria ser feita o mais depressa possível, pois a criança corre risco de perder a perna fraturada.

Amigos da família recorreram ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público, mas também não obtiveram sucesso até agora. A Secretaria de Saúde do Estado não se posicionou sobre o caso.