Prédios que ameaçam desabar em Belo Horizonte serão escorados
Prédios que ameaçam desabar no bairro Buritis, região oeste de Belo Horizonte, serão escorados na tentativa de estabilizar as edificações, que estão interditadas. A Defesa Civil de Belo Horizonte autorizou nesta quarta-feira (9) o início dos trabalhos, a serem feitos por equipes das construtoras responsáveis pelas duas edificações mais afetadas pelo deslocamento das estruturas. Um terceiro prédio, que também está sob interdição na rua, não foi citado pelo órgão.
Nesta terça-feira, o órgão recebeu laudo de um engenheiro contratado pelas empresas que apontou a necessidade do escoramento. A intervenção foi apontada como a melhor forma de os moradores poderem vislumbrar a possibilidade de entrar nos apartamentos e recuperar móveis e pertences.
A decisão sobre isso será avaliada pela Defesa Civil após o fim do processo que deverá ser iniciado nesta quinta-feira. No entanto, de acordo com nota divulgada pelo órgão, não foi evidenciado o que teria causado os danos estruturais às construções.
“Na avaliação da documentação, não ficou esclarecido aos órgãos de defesa civil (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG e Comdec) informação acerca das condições de segurança e estabilidade das edificações, sendo indicada necessidade da realização de perícia para identificação das causas que geraram as patologias e manifestações estruturais / estéticas nos prédios”, diz o texto.
De acordo com o informe, o monitoramento sobre o serviço será diário, com a permanência de uma equipe dos bombeiros na área. Depois da conclusão da operação, que deverá se estender por dez dias, ainda será avaliada a possibilidade de recuperação dos imóveis ou a demolição.
No final do mês passado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) havia determinado à Estrutura Engenharia e Construção Ltda. que pagasse aluguel no valor de R$ 1.500 a cada uma das famílias do edifício Condomínio Vale dos Buritis, que está em pior situação.
De acordo com a decisão, as famílias estavam autorizadas a buscar a locação de um imóvel semelhante ao do “apartamento tipo” do edifício Vale dos Buritis, e na mesma região. A empresa informou que acatou a decisão, mas que iria recorrer dela. Ainda no final de outubro, a Defesa Civil interditou mais um prédio e uma casa que ficam em uma rua abaixo dos prédios que podem ruir.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.