Mais de duas toneladas de medicamentos vencidos são encontradas em Uberaba (MG)
Mais de duas toneladas de medicamentos vencidos foram encontradas armazenadas em um cômodo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), nesta quarta-feira (9), em Uberaba (477 km de Belo Horizonte). Entre os remédios estão antibióticos, como amoxilina e clavulin, e frascos de soro fisiológico. A denúncia foi feita na manhã da última segunda-feira (7) à Comissão de Saúde e Saneamento de Uberaba, formada por quatro vereadores.
Segundo o vereador e relator da comissão, Samuel Pereira (PR), a inspeção começou quando a Secretaria de Saúde incinerou 2,5 toneladas de medicamentos vencidos há dois meses. Na manhã de segunda-feira (7), de acordo com Pereira, a comissão recebeu uma denúncia de que havia mais remédios, armazenados no almoxarifado central.
Na manhã de ontem (9), conforme Pereira, um funcionário da secretaria entrou em contato e disse que os remédios vencidos estavam guardados na sede do Cerest. A comissão foi até o local e encontrou as duas toneladas em um cômodo fechado. “A nossa dúvida agora é saber por que esses remédios ficaram perdidos, sendo que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com falta deles”, disse.
O vereador disse acreditar que o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PL), não tinha conhecimento sobre a situação. Em nota enviada à imprensa, o secretário de Saúde de Uberaba, Valdemar Hial, negou irregularidades com relação ao descarte de medicamentos ou tentativa de ocultar o manejo desses produtos.
A nota diz ainda que o depósito de medicamentos e de soro fisiológico em espaço anexo ao Cerest foi feito devido à lotação no almoxarifado central. A secretaria informou que das 16.072 unidades estocadas no local, 4.870 estão vencidas. Além disso, informou que os 24,7 mil frascos de soro fisiológico armazenados no local têm validade até o ano de 2013.
O secretário de Saúde e o prefeito de Uberaba convocaram uma reunião para esta sexta-feira (11). A Comissão de Saúde e Saneamento planeja enviar carta ao Ministério Público relatando os fatos nos próximos dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.