Prefeitura instala "lixômetro" em cartão postal de Belo Horizonte
A Prefeitura de Belo Horizonte instalou equipamento conhecido como “lixômetro” em uma praça, no bairro São Luís, na imediação da lagoa da Pampulha, um dos lugares mais visitados por turistas na capital mineira.
De acordo com a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), garis estão colocando nas quatro estruturas metálicas transparentes lixo, entulho e objetos recolhidos de cursos d’água da região na tentativa de conscientizar a população sobre o prejuízo ao meio ambiente que o descarte irregular do material proporciona.
Ainda conforme o órgão, além de pneus que estão dentro das estruturas, há a exposição de grande quantidade de cascas de cocos, sofás, carcaças de televisores e computadores retirados dos leitos de córregos e rios da região.
Dados da SLU mostram que, de janeiro a outubro deste ano, foram tiradas 2.338 toneladas de lixo e 804 toneladas de entulho das águas. A superintendência listou farto material encontrado pelos garis durante a limpeza desses locais. Objetos como garrafas pet, papel, sacolas plásticas, garrafas, vidro, peneiras, engradados, janelas, animais domésticos mortos e ferragens foram os mais comuns.
No entanto, os córregos e rios ainda serviram como depósito de 286 carcaças de televisores e 146 de computadores, 331 pneus, 89 sofás, quatro geladeiras, 771 latas, 264 baldes, 150 cadeiras, oito fogões, 147 pias, sete camas, dez mesas, 82 colchões, 71 tanquinhos, 15 portas, duas máquinas de lavar e 49 armários, entre outros.
Nesta sexta-feira, cerca de mil alunos de escolas municipais da capital vão visitar o local. Esta é a segunda vez que o lixômetro é usado. Em setembro ele foi instalado no canteiro central da avenida Afonso Pena, centro da capital mineira, e recebeu o lixo jogado no chão da praça Sete.
De acordo com a SLU, logo após a experiência a acúmulo de lixo no chão regrediu, mas voltou ao normal de duas toneladas diárias pouco tempo depois. O "lixômetero" da Pampulha fica no local até o próximo domingo (13).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.