PF prende secretário de Saúde acusado de cobrar por tratamento pelo SUS em Minas Gerais
A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (22) o secretário de Saúde da Prefeitura de Pai Pedro (610 km de Belo Horizonte) sob acusação de ele ter cobrado de pacientes por internações cobertas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como se fossem particulares.
Outro suspeito de participar do esquema criminoso foi preso na cidade de Montes Claros (434 km de Belo Horizonte), também localizada na região. A operação denominada “Cobrança Dupla” cumpriu ainda quatro mandados de busca e apreensão nas duas localidades.
Segundo a PF, as investigações começaram em outubro deste ano, depois de denúncia feita por um hospital de Montes Claros, que enviou ofício à corporação relatando a suspeita do crime.
Após instauração de inquérito, a PF informou ter descoberto que a dupla cobrava valores “de pessoas extremamente carentes” por tratamentos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como se fossem particulares.
De acordo com a Polícia Federal, uma das vítimas, portadora de doença de chagas, confirmou a cobrança de R$ 1.200 para a internação e subsequente cirurgia (retossigmoidectomia abdominal).
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Montes Claros. Os detidos foram levados para o presídio regional e serão indiciados pelo crime de concussão (extorsão cometida por agente público no exercício de sua função). As penas podem chegar a oito anos de reclusão.
O UOL Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Pai Pedro, mas foi informado que não havia ninguém no local para falar sobre a prisão do secretário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.