Topo

Polícia recaptura 27 dos 138 presos que fugiram de delegacias da Bahia no fim de semana

Heliana Frazão

Do UOL Notícias, em Salvador

28/11/2011 17h10

Dos 138 detentos que fugiram de delegacias em distintas regiões da Bahia no último fim de semana, 27 (19,5%) foram recapturados pela polícia. Desse total, 15 escaparam de uma cadeia de Salvador e 12, de Barreiras (no oeste baiano).

Ao todo, o Estado registrou fugas em quatro cidades. Em Barreiras, foram 82 fugitivos; em Salvador, 52; outros três na cidade de Almadina e um em Porto Seguro. Neste último, antes de alcançar as ruas, o detento matou a tiros um policial militar no interior da delegacia.

Cerca de 6.000 presos estão em delegacias baianas, quando deveriam estar em casas de detenção.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Telles, disse que as fugas de delegacias são comuns nesse período do ano, mas, segundo ele, estão sendo intensificadas as revistas e ampliado o número de agentes que trabalham com a custódia dos detentos, bem como do policiamento no entorno das delegacias.

O secretário reconheceu a superlotação nas delegacias, onde não deveria haver presos custodiados, mas culpou a demora nos trâmites judiciais, que contribuem para a permanência indevida nas carceragens das delegacias.

“Estamos negociando com a Secretaria de Administração Prisional um número maior de vagas para abrigar esses presos e, até 2013, serão criadas mais 4500 vagas em presídios, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Eunápolis, Vitória da Conquista e Barreiras, com isso, essa população diminuirá”, disse o secretário, que defendeu também mais agilidade no julgamento dos casos de delitos de menor potencial, com aplicação de penas alternativas.

Fugas

No caso da delegacia de Porto Seguro, um policial civil foi rendido pelo preso ao entrar na cela para socorrer outro detento, que, supostamente, sentia-se mal.

O bandido portava um revólver e, ao alcançar um dos corredores da delegacia deparou-se com o soldado.

A polícia diz que o revólver dever ter entrado na delegacia por uma pequena janela que fica na ala feminina, mas já tem informações sobre quem teria entregado a arma aos criminosos.

Salvador

Em Salvador, houve fuga, no início da manhã do domingo (27), de duas delegacias localizadas no Complexo Policial dos Barris, no Centro da capital. Foram 37 da 1ª Delegacia Territorial e 15 ao Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).

A fuga em massa se deu no momento em que dois policiais e um auxiliar de copa começariam a servir o café da manhã dos detentos. Um grupo de presos que havia serrado as grades da cela durante a madrugada, se escondeu em uma pequena sala e surpreendeu os policiais e o auxiliar. Eles ainda espancaram os policiais e levaram a armada de um deles. Em seguida, abriram as demais celas.

A polícia tem pedido à população que denuncie o paradeiro dos fugitivos através dos números de telefone: (71) 3235-6124 e 3117-6124.

A fuga mais recente ocorreu na madrugada desta segunda-feira (28) na cidade de Almadina, onde três presos serraram grades e, utilizando uma corda feita com lençóis, popularmente conhecida como ‘tereza”.