Topo

Réu confesso por estupro e morte de menina de sete anos em Criciúma (SC) é julgado hoje

Léo Pereira

Do UOL Notícias, em Florianópolis

29/11/2011 14h41

Está previsto para a noite desta terça-feira (29) o desfecho de um crime que chocou a cidade de Criciúma (191 km de Florianópolis). Desde hoje pela manhã acontece o julgamento de Diego do Nascimento Burin, de 25 anos.

O rapaz confessou ter estuprado e assassinado a menina Kenefer Maria de Jesus Guimarães, de sete anos, no dia 1º de maio de 2010. Porém, o caso começou a ser esclarecido à população quase três meses depois, quando Burin foi apresentado como principal suspeito.

Em depoimento à polícia, o rapaz alegou que havia consumido cocaína e bebida alcoólica numa festa em homenagem ao Dia do Trabalhador, na empresa onde trabalhava. Após o evento, ele foi à casa dos pais, vizinhos da vítima.

Ao ver a menina brincando na rua, o homem a levou até um campo de futebol, onde cometeu o crime. Exames de DNA identificaram Burin como o autor. O rapaz era conhecido da família de Kenefer. Os pais mudaram de endereço, depois da morte da filha.

O acusado está sendo submetido a um júri popular, no Fórum da Comarca da cidade catarinense. Durante o julgamento, o advogado de defesa dispensou testemunhas, e o réu preferiu usar do direito de ficar em silêncio e não prestou depoimento durante a sessão.

A expectativa é pela condenação pelos crimes de homicídio qualificado e estupro de vulnerável, cuja somatória pode resultar em 45 anos de prisão, segundo o Código Penal. Burin aguardava a decisão da Justiça na Penitenciária Sul, em Criciúma.