Prefeito de Belo Horizonte decreta situação de emergência por conta das chuvas
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), decretou, nessa sexta- feira (16), situação de emergência no município em razão dos estragos causados pelas chuvas. De acordo com a assessoria do órgão, a decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial da capital mineira, o que deverá ocorrer amanhã.
A medida permite à administração municipal acelerar a liberação de recursos dos governo estadual e federal para ajuda na recuperação das áreas afetadas. A decisão do prefeito já havia sido antecipada ontem pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel Alexandre Lucas Alves.
Ontem, os moradores de BH enfrentaram ruas e avenidas inundadas, árvores caídas, construções e muros desabados e um trânsito caótico, agravado por buracos e crateras abertas pela força das enxurradas.
Uma das avenidas mais importantes da cidade, a Cristiano Machado, ficou completamente inundada, nos dois sentidos. O fluxo de veículos só se normalizou no fim da noite de ontem.
De acordo com o centro de meteorologia da Cemig (Companhia Energetica de Minas Gerais), ontem choveu metade do esperado para todo o mês de dezembro.
Ainda conforme o órgão, ainda podem ocorrer chuvas significativas na região metropolitana nesta sexta-feira, mas sem o volume registrado ontem.
Segundo o Corpo de Bombeiros, entre 0h e 7h foram atendidas sete ocorrências para corte de troncos de árvores caídas, duas relativas a iminência de desabamentos e uma de inundação.
Estragos
Na BR- 356, parte do paredão de contenção desabou, destruindo a passagem de pedestres. A Defesa Civil informou que houve deslizamentos de encostas em três bairros, além do desabamento parcial de uma casa, em Santa Cruz, região nordeste do município.
Os deslizamentos ocorreram nos bairros Itapoã (região da Pampulha), Bairro Jardim Guanabara (região norte) e no aglomerado Morro das Pedras (região oeste). O Corpo de Bombeiros disse ainda que um barracão desmoronou no bairro Aparecida, região noroeste da cidade. Os três moradores que estavam no local foram resgatados sem ferimentos.
Ainda segundo a corporação, uma árvore de grande porte caiu sobre um veículo no bairro santa Amélia, região da Pampulha. Ninguém se feriu.
Uma adutora da Copasa (Companhia de Saneamento de Belo Horizonte) se rompeu no bairro Gutierrez, região oeste da cidade. O vazamento provocou a abertura de uma cratera em frente a um prédio de apartamentos residenciais. A Defesa Civil municipal interditou a rua e monitora a estrutura do prédio, que teve vigas de sustentação de um muro abaladas.
Já o Corpo de Bombeiros de Betim, na região metropolitana, relatou que um barranco desmoronou e soterrou parcialmente duas pessoas, no bairro Colônia Santa Izabel. Elas foram socorridas por populares com ferimentos leves.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.