Topo

Recursos para regiões afetadas pela chuva em Minas Gerais podem sair em até 10 dias

Camila Campanerut

Do UOL Notícias, em Brasília

03/01/2012 18h45

Ao final da reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ivan Ramos, afirmou na tarde desta terça-feira (3) que a verba destinada para ajudar os municípios mineiros afetados pela chuva poderá ser liberada em um prazo de cinco a dez dias.

Os valores não foram calculados, porque dependem da formalização dos pedidos feitos pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) ao governo federal.  De acordo com o secretário, o governo dispõe de R$ 450 milhões --já previstos em medida provisória ainda datada de 2011-- que poderão ser utilizados para esta finalidade.

Durante o encontro, a ministra cobrou “atenção redobrada” e ação articulada com os Estados e municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que têm histórico de problemas em decorrência das chuvas neste período.

Nos três locais, passam o operar centros de monitoramento com as três instâncias de governo juntas. No Rio, o centro, que já conta com técnicos do governo federal, iniciou ontem (2) as atividades. Em Minas, está previsto a abertura do centro amanhã (4) e, no Espírito Santo, onde se prevê chuvas fortes nos próximos dias, o centro será aberto na próxima (5).

Ainda de acordo com o secretário, em 2011 foram liberados cerca de R$ 10 milhões para obras de prevenção de acidentes e ações de drenagem em Minas Gerais. Segundo ele, as ações foram acompanhadas e supervisionadas. “Não liberamos o recurso integralmente. Eles são entregues em parcelas de acordo com o andamento das obras”, detalhou.