Governo promete recursos para Estados e municípios que elaborarem projetos de defesa civil
O governo federal tem recursos para liberar este ano para municípios e Estados que queiram elaborar projetos de prevenção a desastres naturais. A informação foi dada hoje (4), em Ouro Preto (MG), pelo secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.
"Temos, para 2012, cerca de R$ 28 milhões em recursos orçamentários para repassar a Estados e municípios que desejem elaborar um projeto de prevenção e proteção", disse Viana, que visitou algumas das cidades mais afetadas pelas chuvas que desde outubro de 2011 castigam Minas Gerais.
Segundo Viana, o Ministério da Integração Nacional, ao qual a secretaria é vinculada, decidiu destinar parte dos recursos existentes para ajudar os governos Estaduais e municipais a qualificarem os projetos que apresentam para obter recursos federais para investirem em Defesa Civil.
"Temos, em todo o país, uma deficiência na qualidade dos projetos apresentados. E se os projetos entregues não são bem qualificados do ponto de vista, por exemplo, de engenharia, eles não podem ser aprovados".
Especificamente em relação a Minas Gerais, onde 66 municípios já decretaram situação de emergência e ao menos seis pessoas morreram por causa das fortes chuvas, Viana disse que o ministério aguarda que o governo estadual apresente projetos com a real avaliação dos estragos e de quanto dinheiro será necessário para recuperar os prejuízos.
"O momento é de prestar solidariedade às vítimas e a suas famílias. Vamos aguardar o projeto do governo estadual para então tratarmos da liberação de recursos", disse o secretário antes de elogiar os esforços mineiros.
"A quantidade de água que caiu nos levava a crer que teríamos uma quantidade maior de mortos e problemas. O sistema de monitoramento de elevação do nível dos rios permite uma eficiência maior da Defesa Civil".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.