Topo

Justiça determina fim de "lixão residencial" em Senador Canedo (GO)

Lixo acumulado em casa de Goiás foi retirado por quatro caminhões - Divulgação
Lixo acumulado em casa de Goiás foi retirado por quatro caminhões Imagem: Divulgação

Lourdes Souza

Do UOL, em Goiânia

27/02/2012 17h45

Uma liminar da Justiça de Goiás determinou o fim de um lixão instalado no quintal de uma casa em Senador Canedo (região metropolitana de Goiânia). Após avaliar a ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), o juiz Leonardo Fleury Curado Dias autorizou a entrada de agentes de saúde no local.

Por volta das 9h desta segunda-feira (27), funcionários da prefeitura de Senador Canedo iniciaram a retirada do lixo. Ao total, foram carregados quatro caminhões de resíduos, e o trabalho durou até a metade da tarde.

A proprietária da casa, Elisabel Vieira, não impediu a retirada. A decisão judicial previa o apoio da Polícia Militar caso fosse necessário o arrombamento de cadeados e fechaduras.

A Secretaria Municipal de Saúde acionou o MP-GO, após a recusa da proprietária em limpar o local. Na ocasião, ela também não aceitou que agentes da Secretaria de Saúde entrassem na casa para retirar os lixos.

O promotor Marcelo Faria da Costa apresentou fotos e alegou que o lixo guardado no quintal afetava a saúde pública, podendo provocar o surgimento de doenças, como dengue e leptospirose.