Homem é agredido por GCMs em retirada de itens de moradores de rua em SP
Na manhã deste sábado (6), na quadra embaixo do Viaduto do Glicério, na capital de São Paulo, uma ação de zeladoria da Prefeitura de São Paulo fazia a limpeza do local e levava itens de pessoas em situação de rua.
As informações foram recolhidas pelo UOL em relato de padre Júlio Lancellotti.
Muitas pessoas em situação de rua estavam lá nesta manhã, eles devem ter recolhido quase uma centena de barracas e agiram com truculência e violência como é comum. Essa é uma ação de hoje, mas contínua e permanente, estruturada pela Prefeitura contra a população de rua
Padre Júlio Lancellotti ao UOL.
O que aconteceu?
Os agentes da Guarda Civil Metropolitana aparecem imobilizando um homem em situação de rua com truculência. No vídeo, é possível ver os agentes dando socos em suas costas e chutes.
Pessoas tentam intervir e são afastadas por um agente da GCM com arma em punho.
O vídeo publicado nas redes de Júlio Lancellotti também mostra um homem ensanguentado à beira da calçada.
Sobre o homem detido no vídeo em questão, Lancellotti afirma que os agentes queriam que ele saísse para que os funcionários da Prefeitura jogassem água no local.
"A pessoa continuava no lugar e eles queriam jogar água e eles estavam limpando o local para não ficar ninguém mais", diz Lancellotti ao UOL.
Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana disse que "a GCM já iniciou a apuração dos fatos e que as medidas disciplinares serão aplicadas, mediante a conclusão da apuração de condutas irregulares".
"A pasta ressalta que as ações da GCM são pautadas pelo respeito à dignidade da pessoa humana e que não compactua com qualquer conduta que viole esses princípios", acrescentou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.