Topo

Após vídeo na internet, PM investiga morte de homem durante abordagem policial no Ceará

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

06/03/2012 12h29

A morte de um homem durante uma abordagem policial para prisão está sob investigação do comando da Polícia Militar do Ceará. O caso aconteceu em Sobral (235 km de Fortaleza), no último sábado (3), quando Francisco André dos Santos Lima, 31, estava em cima de uma laje de um pequeno supermercado --possivelmente sob efeito de drogas-- e foi retirado à força do local por militares.

Um vídeo de cinco minutos, postado na internet nesta segunda-feira (5) por parentes do jovem, mostra a ação dos três policiais, que subiram à laje do empreendimento onde o rapaz estava. As imagens, feitas por um cinegrafista amador, deixam claro que o jovem foi abordado com vida, e a todo momento tentava, aparentemente, reagir à prisão.

Homem morre durante abordagem policial no Ceará

Após ser imobilizado e algemado, um dos policiais chega a dar uma “gravata” no pescoço do jovem, derrubando-o com o rosto no chão. A ação foi acompanhada por dezenas de moradores, que assistiam à atuação dos policiais e pediam para que não houvesse agressão.

Segundo uma das irmãs da vítima, Francisco era usuário de drogas, mas não teria envolvimento em crimes. Ela alegou que o jovem já estava desacordado quando foi retirado da laje, por uma escada dos policiais. “A população toda pedindo para não bater nele, mas desceram ele igual a um cachorro. Eu fui abraçar ele e eu tinha certeza que já tava morto. Os policiais me derrubaram e bateram”, disse a mulher, em entrevista a uma emissora de TV de Sobral.

De acordo com o prontuário médico do hospital onde foi atendido, Francisco André foi declarado morto às 12h52 do sábado. Em relato, a equipe médica atestou que o jovem já deu entrada “em óbito” na unidade, sendo encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal). Ainda segundo o relato, o corpo da vítima apresenta sinais de escoriações. A causa da morte ainda não foi revelada pelas autoridades cearenses.

A morte de Francisco gerou protestos em Sobral. Durante o cortejo fúnebre, no domingo (4), familiares e amigos invadiram a casa do comerciante acusado de acionar a polícia. Nesta segunda-feira (5), um protesto pedindo justiça no caso também terminou em confusão. A polícia foi acionada e precisou atirar para alto para conter a manifestação. Não houve relato de feridos.

Em contato com a reportagem do UOL, a PM do Ceará informou nesta terça-feira (6) que já abriu procedimento interno para apurar o caso. “Aquelas imagens e os fatos, com as suas devidas  responsabilidades, estão sendo apurados. Por enquanto é a única coisa que posso dizer”, afirmou o coronel Roosevelt Alencar, comandante do programa Ronda Quarteirão, recusando-se a comentar sobre as imagens divulgadas pela internet.