Topo

Espanhol é preso em Porto Alegre ao tentar embarcar com cocaína para Europa; é o 4º caso em 2 meses

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

23/03/2012 18h15

Um espanhol foi preso na noite desta quinta-feira (22), em Porto Alegre, tentando embarcar para a Europa com 2,8 kg de cocaína com alto grau de pureza. O estrangeiro, que não teve o nome divulgado, foi flagrado no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na fila para entrar em um voo com destino a Portugal. Em dois meses, essa é a quarta prisão do tipo na rota Porto Alegre-Lisboa, inaugurada no início de 2011.
 
Agentes da polícia desconfiaram do nervosismo do passageiro e pediram para revistar suas coisas. Em sua bagagem foi encontrada a droga, acondicionada em envelopes no meio de lençóis. Em depoimento, ele revelou que entrou no Brasil pelo Acre, na fronteira com o Peru. De lá, viajou de ônibus até Florianópolis (SC), onde pegou um voo para Porto Alegre. Na capital gaúcha, o espanhol usaria o que está sendo chamado pela PF como nova rota de drogas para a Europa. Com ele, foram apreendidos também US$ 490 e 150 euros.

Conforme o chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal, em Porto Alegre, delegado Mário Luiz Vieira, os chamados “mulas” –nesse caso, geralmente europeus de classe baixa– estão sendo instruídos a usar Porto Alegre como novo caminho para a Europa, evitando, assim, aeroportos cujo tráfego de entorpecentes já é conhecido há mais tempo.
 
“Efetivamente eles estão fazendo uma nova rota, mas estamos no seu encalço. Estão pensando que por aqui é mais fácil, e vão se utilizando de novos métodos, mas estamos correndo atrás”, afirma Vieira.

Mais casos

Em fevereiro, um espanhol de 48 anos foi preso no Salgado Filho ao tentar pegar um voo para Portugal com 7 kg de cocaína. O destino final do carregamento era a Bélgica, onde ele receberia 4.000 euros pelo transporte. No dia anterior, uma lituana de 40 anos foi surpreendida em Porto Alegre quando desembarcava do Peru com 6 kg da droga acomodados em capas para notebooks.
 
Ainda no mesmo mês, outro europeu foi preso ao desembarcar em Lisboa, depois que agentes da PF em Porto Alegre alertaram as autoridades portuguesas. Na ocasião, ele foi pego com cerca de 5 kg de cocaína.