Topo

Vigilância Sanitária encontra ratos e baratas em cozinha de hospital de Itu (SP)

Do UOL, em Sorocaba (SP)

19/04/2012 15h27

Ratos e baratas no meio de alimentos foram o motivo da interdição da cozinha do hospital Francisco Ribeiro Arantes, conhecido como Pirapitingui, em Itu (102 km de São Paulo). A Vigilância Sanitária da cidade lacrou a área depois de receber uma denúncia anônima.

“Os pacientes aqui são tratados como animais, isso é um descaso com o ser humano”, disse o auxiliar de enfermagem Clementino Francisco das Chagas, que trabalha no hospital. “Os bichos ficam em torno da cozinha durante a noite.”

Um paciente que não quis se identificar disse ainda que os funcionários serviam carne estragada. “Dava para ver o limbo na carne, ninguém deveria comer aquilo. Isso é um desrespeito”, afirmou.

De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária de Sorocaba, Tânia Vieira, os responsáveis pelo hospital deverão providenciar a reforma da cozinha ou construir um novo espaço.

“A verdade é que não existe a menor condição de reabrir a cozinha do jeito que está. Para garantir isso, vamos manter  fiscalização constante”, afirmou. Ela disse que o lugar está muito sujo e com infiltrações nas paredes.

O hospital, que existe desde 1932, é mantido pelo governo do Estado e abriga pessoas em tratamento de hanseníase e seus parentes. Além do atendimento médico, eles recebem moradia e alimentação.

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, até que a cozinha esteja dentro dos padrões exigidos, as refeições serão cedidas pelo Ceame (Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência) de Itu. Além disso, o coordenador de Saúde, André de Felipe, já foi ao hospital para verificar as denúncias, segundo a nota.