Topo

Adolescentes admitem autoria de incêndio que destruiu pavilhão em Gramado (RS), diz polícia

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

26/06/2012 15h27

Três adolescentes teriam confessado à polícia serem os responsáveis pelo incêndio que destruiu um pavilhão onde estava guardada a decoração do Natal Luz, em Gramado (115 km de Porto Alegre), na serra gaúcha.

O fogo consumiu o material utilizado no evento, que atrai milhares de turistas à cidade todos os anos. A estimativa é de que o prejuízo ultrapasse R$ 1 milhão.

Os jovens – dois meninos de 14 e um de 15 –, de classe média baixa e sem antecedentes, foram identificados por testemunhas na tarde desse domingo (24), quando deixaram correndo um dos pavilhões do centro de eventos ExpoGramado.

Os mais novos foram ouvidos na mesma noite. O outro adolescente prestou depoimento ao delegado Gustavo Barcellos na manhã desta terça-feira (26), quando admitiu que o incêndio foi premeditado, porém resultado de uma brincadeira.

O trio teve a ideia ao passar pelo local no sábado. No domingo, eles atearam fogo em um galão de cinco litros repleto de combustível. O fogo se espalhou rapidamente pelo local, destruindo a decoração natalina de rua, composta basicamente por material reciclável.

O caso continuará sendo investigado para verificar se algum adulto esteve por trás do ato. “Ainda não descartamos essa possibilidade”, admitiu o delegado. Os jovens prestaram depoimento e foram liberados, mas responderão conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em posse do laudo da perícia, o delegado encaminhará o resultado da investigação à Justiça, onde o Ministério Público se manifestará por encaminhar ou não os adolescentes a medidas socioeducativas.

Para garantir a decoração natalina da cidade, a prefeitura está fazendo um apelo à comunidade de Gramado para que doe garrafas pet. As escolas do município recolherão as doações, que serão encaminhadas aos artesãos para refazer os enfeites.