Topo

Eletrobras investiga se vandalismo causou apagão de quase 12h em 15 cidades do Piauí

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

10/09/2012 16h56

A Eletrobras Distribuição Piauí informou nesta segunda-feira (10) que abriu uma investigação sobre um suposto ato de vandalismo que deixou 13 municípios da região sul do Estado completamente às escuras, por mais de nove horas, na tarde e na noite do último sábado (8). Outras duas cidades também foram atingidas parcialmente.

Em nota enviada hoje, a Eletrobras confirmou que o apagão começou às 13h05 e seguiu até as 22h17, quando a energia foi restabelecida. Nesse período, cerca de 100 mil pessoas foram atingidas.

Por conta do problema, a Eletrobras também disse que deve abrir um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil ajude nas investigações na identificação dos possíveis responsáveis pelo apagão.

Ainda segundo a Eletrobras, para resolver o problema foram acionadas equipes operacionais de dois municípios --São Raimundo Nonato (503 km de Teresina) e São João, cidade vizinha de Teresina. Segundo a distribuidora de energia, o problema danificou um circuito que atende à principal subestação de São Raimundo Nonato.

“A interrupção foi decorrente da quebra de isoladores (cadeia de isoladores de disco) no circuito 69KV na cidade de São João, logo após a subestação da Chesf [Companhia Hidrelétrica do São Francisco], provocado por ato de vandalismo. A Eletrobras está adotando todas as medidas para identificar os responsáveis que provocaram o ato.”

As cidades atingidas pelo apagão foram: São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí, Jurema, Caracol e Guaribas. Além delas, parte dos municípios de São João Simplício Mendes também foi atingida e ficou sem energia.

Problemas

A falta de energia também causou problemas secundários, como a falta de sinal de internet e telefonia fixa e móvel em todas as cidades atingidas. O comércio das cidades, que costuma abrir aos sábados, teve de fechar as portas.

A Agespisa (Agência de Águas e Esgotos do Piauí) informou que a falta de energia prejudicou o abastecimento de água em São Raimundo Nonato. Com o apagão, as bombas da estação das fontes foram desligadas momentaneamente.