Topo

Em Santa Catarina, pais são condenados por conivência em abuso de filho de 12 anos

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

24/09/2012 20h43

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta segunda-feira (24) um casal acusado de envolvimento no estupro do próprio filho, em 2011. Conforme as investigações, pai e mãe, de 42 e 41 anos respectivamente, recebiam pagamento de um rapaz de 25 anos para que ele pudesse abusar do menino, na época com 12 anos.

As prisões foram realizadas na manhã de hoje em Passo de Torres, no sul de Santa Catarina, na divisa com o Rio Grande do Sul. João Martins Mendes e Jurema Santos de Matos estavam em casa, onde moravam com o filho que, agora, ficará sob os cuidados de parentes.

Os crimes foram descobertos em janeiro de 2011. Na ocasião, o agressor Julio Cesar do Nascimento foi preso preventivamente. Conforme a polícia apurou nas investigações, a família permitia que ele cometesse os abusos em troca de dinheiro.

Em depoimento, o menino disse que a violência teria começado na casa da avó e, mais tarde, com o conhecimento dos pais, na própria casa, quando eles iam dormir. "A mãe permitia, já o pai não queria, mas também não fez nada para impedir", afirmou o delegado titular de Santa Rosa do Sul, Ari José Soto Riva.

Os pais já haviam sido interrogados, mas negaram as acusações. "No início do mês saiu a condenação, já que a Justiça entendeu que eles foram coniventes, e, agora, [foram expedidos] os mandados de prisão", comentou o delegado.

O casal foi levado ao Presídio Regional de Araranguá. Ambos foram condenados a 12 anos de prisão, enquanto Julio, preso desde o ano passado, a 13 anos e quatro meses.