Topo

Avião bimotor desaparece após decolar de Ilhéus (BA) rumo a Brasília; seguem as buscas

Ilhéus está a 460 km de Salvador - Arte/UOL
Ilhéus está a 460 km de Salvador Imagem: Arte/UOL

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

25/09/2012 10h11

Marinha e Aeronáutica estão realizando buscas para encontrar um avião bimotor que decolou às 22h55 desta segunda-feira (24)  do aeroporto de Ilhéus (460 km de Salvador) com destino a Brasília. A aeronave, que estava com dois tripulantes, perdeu o contato após a decolagem e não houve o pouso previsto quatro horas depois da partida.

Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros), o avião é um bimotor modelo Sêneca, prefixo PA-34, particular. A identidade dos tripulantes e nome do proprietário da aeronave não foram divulgados.

“A possibilidade mais provável é de que o avião tenha caído no mar. Porque a decolagem ocorreu em direção ao oceano, e de lá iam fazer uma manobra para sobrevoar o continente e seguir rumo a Brasília. Os tripulantes só mantiveram contato durante a decolagem. Depois disso, ele foi perdido”, disse o gerente de Operações de Segurança da Infraero em Ilhéus, Ítalo Marcio Silva de Oliveira.

A Infraero informou ainda que a aeronave era regular, tinha plano de voo autorizado, mas que inicialmente só tem conhecimento de que estavam no bimotor o piloto e o copiloto. "Não sabemos se existia uma terceira pessoa porque o avião é particular", informou Oliveira.

Apesar do incidente, o aeroporto continua operando normalmente, com partidas e chegadas em seus horários normais. “Como não houve contato depois da decolagem, ficamos esperando por cerca de 4h, que seria o tempo previsto do voo, para que ela mantivesse contato com a base de Brasília, o que não ocorreu. Após isso, acionamos a Marinha para ajudar nas buscas”, informou Oliveira.