Topo

Explosão em televisão foi causa de incêndio em prédio no Rio, diz síndica

O incêndio atingiu dois apartamentos no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro - Fernando Maia/UOL
O incêndio atingiu dois apartamentos no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro Imagem: Fernando Maia/UOL

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

28/09/2012 15h19

Uma explosão em uma televisão teria sido a causa do incêndio que atingiu dois apartamentos no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (28). Segundo a síndica do prédio Vânia Parga, a moradora, identificada apenas como Sônia, confirmou a informação.

“Ela me disse que foi tudo muito rápido. A televisão explodiu, e o fogo logo se espalhou. Graças a Deus ninguém se feriu. Nunca passei por isso e espero nunca passar de novo”, disse.

O incêndio no edifício Maison du Soleil, localizado na avenida Delfin Moreira, começou  por volta das 7h30 em um dos quartos do apartamento do quinto andar e se propagou para o do andar superior. Cerca de 40 bombeiros dos quartéis da Gávea e Copacabana foram ao local.

Segundo os moradores, as equipes  levaram cerca de 15 minutos para chegar.  O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Monnier, afirmou que o combate às chamas poderia ter sido mais rápido se as mangueiras do sistema preventivo de incêndio do edifício tivessem funcionado perfeitamente.

“Por algum motivo, o preventivo do prédio não funcionou da maneira adequada. A água não chegava com a pressão necessária. Foram as nossas bombas que possibilitaram o combate ao incêndio”, disse. “Fica um alerta aos síndicos dos edifícios que testem sempre o preventivo, porque auxilia os bombeiros no primeiro combate.”

Ainda segundo Monnier, o fogo atingiu o andar superior possivelmente com o contato das chamas com as cortinas do apartamento onde o incêndio começou. “Possivelmente, deve ter havido o contato da chama com o tecido da cortina”, disse.

Os bombeiros usaram uma escada mecânica para impedir que o fogo se alastrasse para os outros andares. O incêndio foi controlado por volta das 8h40.

O trânsito chegou a ser interditado durante a manhã na avenida, causando congestionamento que se estendeu até o bairro de São Conrado.  A pista reversível sentido Copacabana ficou suspensa por uma hora. Por volta de 9h30 o trânsito foi liberado e, no final da manhã, fluía normalmente no local.