Topo

Grande São Paulo tem noite violenta com oito mortes, cinco delas em uma chacina

Do UOL, em São Paulo

17/11/2012 09h42Atualizada em 17/11/2012 12h47

Ao menos oito pessoas morreram e duas ficaram feridas em mais uma noite de violência na região metropolitana de São Paulo.

Em um intervalo de menos de três horas, entre as 22h de sexta-feira (16) e o início da madrugada deste sábado (17), foi registrada uma chacina com cinco mortos em Cidade Ademar (zona sul), além de homicídios no Jaçanã (zona norte da capital), na Penha (zona leste) e em Embu das Artes (Grande São Paulo).

Uma quinta vítima da chacina, que chegou a ser levada para o pronto-socorro de Diadema (Grande São Paulo), não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã deste sábado.

Desde o início do feriado prolongado, entre 21h de quarta-feira (14) e 0h15 deste sábado (17), a onda de violência já deixou um saldo de ao menos 23 mortos e 20 feridos na Grande São Paulo.

Chacina

Segundo testemunhas, homens em motos passaram em frente a um grupo de sete jovens no final da noite de sexta-feira, em Cidade Ademar, e começaram a disparar, matando quatro no local.

Segundo parentes das vítimas, alguns eram colegas de trabalho, que estavam de folga.

Outras mortes

Em Embu das Artes, um bandido morreu em uma troca de tiros com policiais do 36º Batalhão, por volta de 0h15, no momento em que um grupo de ao menos cinco homens realizava um arrastão contra motoristas no Rodoanel Mário Covas, no sentido Régis Bittencourt (altura do km 29, após o túnel).

Vários veículos de passeio foram parados, e os ocupantes assaltados. Um ônibus da Viação Cometa que seguia para Curitiba (PR) também acabou invadido, e ao menos 20 passageiros foram assaltados.

Os PMs, que foram acionados via 190, foram até o local e, segundo eles, foram recebidos a tiros. Ainda de acordo com a polícia, ao revidar os ataques um assaltante foi atingido e acabou morrendo no pronto-socorro central de Embu. Os demais integrantes do grupo fugiram.

O caso foi registrado no Distrito Policial de Embu e será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

No Jaçanã, o irmão de um policial civil foi baleado por dois homens em uma moto por volta das 22h de sexta-feira, em um posto de combustível. A vítima chegou a ser levada ao pronto-socorro do Hospital São Luis Gonzaga, no mesmo bairro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ninguém foi preso. O caso será investigado pelo DHPP.

Na região de Cangaíba, na Penha, o mecânico Renato Ribeiro dos Santos Souza, 21, foi morto a tiros por volta das 23h de sexta-feira. Segundo a Polícia Civil, o mecânico foi atingido por tiros de pistola, disparados por dois homens em uma moto. Os criminosos fugiram.

(Com Estadão Conteúdo)