Topo

Chega ao Brasil corpo embalsamado de babá brasileira encontrada morta em Portugal

Do UOL, em Maceió

04/02/2013 15h02

Chegou nesse domingo (3) ao aeroporto internacional do Recife o corpo da babá pernambucana Maria Aparecida Souza Lima, 48, encontrada morta em Portugal no dia quatro de fevereiro.

O corpo da babá veio embalsamado em uma avião que chegou ao aeroporto Gilberto Freyre por volta das 21h. O corpo da babá está sendo levado para Petrolina (714 km do Recife), terra-natal da babá.

O corpo deve ser liberado apenas no fim da manhã, após procedimentos burocráticos realizados no setor de cargas da Infraero no aeroporto. A previsão é que o corpo da babá chegue à cidade sertaneja no fim da noite, quando deverá ser velado.

O traslado do corpo foi pago pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, por meio do Fundo Estadual da Assistência Social. Além do traslado, o governo também informou que está oferecendo apoio psicossocial aos familiares em Petrolina. O Estado também está acompanhando o caso com informações do Ministério das Relações Exteriores.

Ainda segundo o Estado, o corpo chegou na data-limite para que não fosse enterrada como indigente no país europeu. Os custos com traslado foram pagos pelo governo porque a família da vítima é de baixa renda e não teria como arcar com as despesas.

O crime

Maria Aparecida de Souza Lima morava em Leiria, ao Norte de Portugal, havia seis anos. Ela trabalhava como babá e passeava na cidade de Faro, no sul português, na companhia do namorado. No dia quatro de janeiro, ela foi encontrada morta num quarto de hotel, com marcas de violência e indícios de enforcamento.

A família de Maria Aparecida, que mora em Petrolina, só foi informada da morte 12 dias após o óbito. Eles procuraram a imprensa, que noticiou o caso. As investigações estão sendo realizadas pela polícia portuguesa, que apontou como principal suspeito o companheiro de Aparecida. Não há informação oficial sobre o paradeiro do acusado.