Topo

Depois de piorar trânsito no Centro de São Paulo, protesto de motoboys se concentra no estádio do Morumbi

Motoboys protestam na avenida Paulista, em São Paulo (SP), na tarde desta quinta-feira (21) - J. Duran Machfee/Futura Press
Motoboys protestam na avenida Paulista, em São Paulo (SP), na tarde desta quinta-feira (21) Imagem: J. Duran Machfee/Futura Press

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 19h10

Depois de causar congestionamento na região central de São Paulo na tarde desta quinta-feira (20), um protesto de motoboys se concentrava no começo da noite na região do estádio do Morumbi, na zona oeste, às 18h45.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o grupo de manifestantes se mantém na faixa da direita da praça Roberto Gomes Pedrosa, sem causar grande reflexo ao trânsito. A expectativa é que o grupo siga até o Palácio dos Bandeirantes, no mesmo bairro. A região oeste tinha 21 km de congestionamento às 19h, perdendo em extensão de tráfego apenas para a zona sul, que estava com 51 km no mesmo horário, segundo a CET.

O grupo de aproximadamente 60 pessoas, segundo a PM (Polícia Militar), protesta contra a fiscalização das novas regras de segurança aprovadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Os motoboys que não se adequarem terão de pagar uma multa de até R$ 191 e terão a moto apreendida.

Mais cedo, o protesto passou pelas avenidas Paulista e na avenida Rebouças chegou a ocupar duas faixas da via e a bloquear o corredor de ônibus. A manifestação começou por volta das 14h50 e não foram registrados confrontos.

Hoje, o Sindimoto-SP (sindicato da categoria dos motoboys) desistiu de decretar greve e protestos pela cidade nesta sexta-feira (22), depois que o Detran-SP adiou mais uma vez o início da fiscalização punitiva dos motociclistas que ainda não se adequaram às novas regras de segurança aprovadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em 2010.

Segundo o sindicato, o protesto não teve apoio do órgão.