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Câmara fará audiência com fabricantes do suco AdeS

Da Agência Câmara, em Brasília

21/03/2013 11h19

A Comissão de Defesa do Consumidor realiza, na próxima quarta-feira (27), audiência pública para “esclarecimento de quais as providências foram adotadas pela Unilever com relação as denúncia de que foram encontradas substâncias tóxicas em embalagens de sucos da marca AdeS”.

Neste mês, um garoto de sete anos foi submetido a exames no Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa (PB), após uma mãe prestar queixa afirmando que seu filho teria sofrido queimaduras na boca depois da ingestão do suco de uva da marca AdeS.

Em outubro do ano passado, uma imagem de um fungo encontrado por um casal dentro de uma embalagem de Ades tornou-se viral na rede social Facebook e recebeu milhares de compartilhamentos. Internautas também postaram críticas, reclamações e reproduções da foto na página oficial da Unilever Brasil, fabricante da bebida de soja.

A reunião será realizada no Plenário 8, a partir das 10 horas.

Inspeção da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebe nesta sexta-feira (22) o relatório com os resultados da inspeção feita pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais na fábrica da Unilever Brasil em Pouso Alegre (390 km de Belo Horizonte). A empresa fabrica o suco à base de soja AdeS, cujo lote AGB 25 teve 96 unidades sabor maçã contaminadas por uma solução de limpeza após falhas no processo de higienização.

A data de entrega do relatório à Anvisa foi informada nesta quarta (20) pela Secretaria de Saúde de Minas.

É da fábrica que partiu o lote afetado. As unidades, de 1,5L, foram destinadas aos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Das 96 unidades, segundo a empresa, 36 já foram recolhidas.

Na última segunda (18), de forma preventiva, a Anvisa decidiu suspender a fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes fabricados na linha TBA3G, identificados com as iniciais AG, provenientes da fábrica em Pouso Alegre. A linha é um das 11 da unidade da fabricante de sucos.

Na terça-feira (19), representantes da Unilever se reuniram no Ministério da Justiça com representantes da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do ministério, e da Anvisa.

A Unilever apresentou um relatório no qual identificou falhas no equipamento de higienização e também falha humana. A Anvisa e a secretaria só se pronunciarão sobre a responsabilização pela contaminação após a análise do relatório da Vigilância Sanitária d e MG.

"Todas as medidas informadas não eximem as responsabilidades da empresa, tanto as previstas no Código de Defesa do Consumidor como nas normas de vigilância sanitária", disse Amaury Oliva, diretor do departamento de proteção e defesa do consumidor do Ministério da Justiça.

Ainda não é possível saber o valor da multa que a empresa receberá, o que ainda depende do relatório. A multa máxima prevista pela Anvisa é de R$ 1,5 milhão, e, pelo Código de Defesa do Consumidor, o valor pode chegar a R$ 6,2 milhões.

"Todos os demais produtos AdeS não correspondentes aos lotes AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo", disse a empresa em nota. 

Na mesma nota, a Unilever declarou que desde o último dia 13 de março nenhum outro produto fabricado na linha TBA3G foi distribuído e que a linha de produção está inativa.

A empresa afirma que já adotou as medidas corretivas e está "colaborando com a Anvisa com o fornecimento de todas as informações necessárias para a revogação da interdição cautelar que possibilitará o retorno da fabricação, bem como a liberação para a distribuição, comercialização e consumo dos lotes da AdeS com as iniciais AG (exceto AGB25).

A orientação da Anvisa é que os consumidores não utilizem os produtos já adquiridos e, em caso de queimaduras ou outros sintomas após consumo, procurem um médico.

Orientações ao consumidor

A solicitação de troca, reembolso ou reparo a quaisquer danos decorrentes do consumo do produto contaminados deve ser feita pelo SAC (serviço de atendimento ao cliente) da empresa por telefone no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou por e-mail pelo sac@ades.com.br.

A Anvisa também dispõe de uma canal de atendimento ao cidadão no 0800 642 9782.

A empresa afirma que prestou assistência médica a 12 pessoas que a procuraram, e atesta ainda que outros dois consumidores recusaram o atendimento médico oferecido.