Topo

Depois de fraude no leite, governo amplia fiscalização em todo o país e confirma novos casos

Vistoria realizada na empresa de laticínios Latvida constatou armezanamento inadequado de produtos e presença de insetos, o que resultou na interdição da empresa Imagem: Marjuliê Martini/Ministério Público do Rio Grande do Sul

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

10/05/2013 16h41

O Ministério da Agricultura afirmou nesta sexta-feira (10) que, desde a operação que identificou adulteração no leite UHT produzido no Rio Grande do Sul, houve ampliação nos parâmetros de análise do produto em todo o país. 

O ministério também confirmou mais duas amostras, de um total de 30 coletadas durante a Operação Leite Compensado, que apresentaram resultado positivo para formol.

As duas amostras contaminadas somam 28 mil litros de leite que continham formol, uma delas com 20 mil litros de leite, a outra com 8.000.

Veja também

As amostras de leite cru não tem necessariamente vinculação com as indústrias já investigadas. As coletas foram feitas nos postos de refrigeração que compram do produtor e vendem para a indústria nas cidades gaúchas de Crissiumal e Selbach, nas empresas Líder Alimentos do Brasil e Cooperativa Taquarense. Foi corrigida a informação dada anteriormente de que a Guaporé estaria entre as que tiveram amostras com problemas.

De acordo com o ministério, as amostras de leite adulterado foram descartadas. Como elas nem chegaram à indústria que processa o produto, não há risco para o consumidor. 

As duas empresas foram interditadas por tempo indeterminado e vão ser autuadas. As punições podem variar de multa até o cancelamento de registro no ministério, o que as impediria de vender o produto em território nacional.  

“Estamos fazendo uma avaliação nacional com coleta de 100% das indústrias que produzem leite UHT e incluímos no escopo de avaliação os parâmetros de formol e ureia desde 8 de maio”, afirmou Judi Nóbrega, diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do ministério.
 
 
A fraude foi detectada a partir da identificação de alteração na quantidade de formol e ureia nos produtos. De acordo com o ministério, as fiscalizações nas produções de leite UHT e em pó são feitas de forma periódica, em média uma vez por mês. Mas, ao detectarem irregularidades, as fiscalizações nos pontos investigados aumentam para até uma vez por semana. 
 
A pasta estuda outras formas de intensificar a fiscalização, mas apontou que cabe às empresas garantir ao consumidor a qualidade do produto que levam ao mercado. 
 
No próximo dia 22 de maio, o ministro da Agricultura, Antonio Andrade, irá se reunir com toda a cadeia produtiva de setor de laticínios em Brasília para sugerir que o pagamento para as transportadoras seja feito por frete, e não pela quantidade de leite vendido. 
 
Na fraude, as transportadoras aumentavam o volume do leite acrescentando produtos químicos. Com isso, lucravam 10% a mais. 
 
No entanto, Andrade disse que não pretende transformar a sugestão em regra, pois avalia que estaria interferindo nas relações comercias da indústria de laticínios.
 
“Isso é relação entre indústria, transporte e produtor. Não podemos determinar como deve ser feito. Cabe ao Ministério Público e ao Ministério da Agricultura sugerir a alteração. Não cabe a nós determinar como será esta relação comercial”, avaliou.  
 

Adulteração de leite ocorria em ambientes insalubres

Entenda o caso 

O Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou na madrugada da quarta-feira (8) a Operação "Leite Compensado", para desbaratar um esquema de empresas de transporte de leite que adulteravam o produto cru entregue para a indústria. 
 
Foram cumpridos dez mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina.
 
As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. A adulteração consiste no crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal.
 
No mesmo dia, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça notificou as empresas Italac, Mumu, Líder e Latvida para prestarem esclarecimentos sobre as denúncias da operação, que identificou o acréscimo de formol e substância semelhante à ureia ao leite.
 
O Ministério da Justiça deu prazo de dez dias às empresas --a partir do recebimento da notificação-- para apresentar a documentação técnica e laboratorial pertinentes ou para fazer o recall dos produtos com problemas. 
 
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mesmo em pequenas concentrações, o formol representa um risco à saúde, pois a substância não possui uma dose segura de exposição e pode causar câncer. Já a ureia causa pouca ou nenhuma toxicidade para os seres humanos. 
 
As empresas onde foram encontrados os produtos adulterados estão sob um regime especial de fiscalização e impedidas de comercializar produtos até que seja validado um plano de medidas corretivas pelo Ministério da Agricultura e que três amostras consecutivas apresentem resultados laboratoriais dentro dos padrões.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Depois de fraude no leite, governo amplia fiscalização em todo o país e confirma novos casos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano