Topo

Polícia analisa medidor de velocidade de ônibus BRT que provocou acidente com 27 feridos

Um engavetamento envolvendo três ônibus do sistema BRT Transoeste deixou 27 pessoas feridas no final da noite desta terça-feira (6), segundo a Secretaria Municipal de Saúde - Alexandre Brum/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Um engavetamento envolvendo três ônibus do sistema BRT Transoeste deixou 27 pessoas feridas no final da noite desta terça-feira (6), segundo a Secretaria Municipal de Saúde Imagem: Alexandre Brum/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

07/08/2013 11h57

A Polícia Civil do Rio de Janeiro analisa o tacógrafo --aparelho que mede a velocidade-- do ônibus do sistema BRT Transoeste que provocou, na noite de terça-feira (6), um engavetamento com outros dois veículos do BRT, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade. O acidente deixou 27 pessoas feridas.

RELEMBRE


O BRT Transoeste, primeiro de quatro corredores de ônibus projetados pela prefeitura para a Copa 2014 e a Olimpíada 2016 a ser inaugurado, completou um ano no dia 6 de junho em meio a reclamações quanto à superlotação, a acidentes na via exclusiva e a atropelamentos de pedestres

A colisão ocorreu nas proximidades da estação Guignard, no sentido Alvorada, por volta das 22h30. O ônibus em movimento bateu em outros dois que estavam parados no sinal de trânsito, de acordo com as informações do RioÔnibus, empresa que administra o sistema BRT Transoeste.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, diferentemente das informações iniciais, que davam conta de 36 feridos, 27 pessoas receberam atendimento. Segundo o órgão, 15 foram encaminhadas para o hospital Miguel Couto, no Leblon, na zona sul, e liberadas até a manhã desta quarta-feira (7).

Outras 12 foram levadas para o hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na zona oeste, onde duas, entre as quais o motorista que dirigia o veículo, permanecem em observação. O estado de saúde delas é estável. A Secretaria Municipal de Saúde não soube informar quais foram os ferimentos das pessoas envolvidas no acidente.

De acordo com o distrito policial do Recreio, a 42ª DP, um inquérito foi instaurado para apurar as responsabilidades da colisão. Uma perícia preliminar foi realizada perícia no local por agentes do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) --a previsão de conclusão do laudo é de 30 dias.

Dois motoristas e passageiros já foram ouvidos pela Polícia Civil. A delegacia solicitou imagens das câmeras do centro de controle do BRT e vai pedir os vídeos gravados pelo circuito interno dos veículos.