Chuvas deixam 460 famílias desabrigadas em Santa Catarina
As fortes chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina desde a noite de quinta-feira (18) deixaram 460 famílias desabrigadas e provocaram alagamentos em 24 cidades, a maioria delas nas regiões baixas às margens do rio Itajaí-Açu. A previsão é de mais chuvas durante todo o fim de semana, segundo do serviço estadual de meteorologia.
O nível do Itajaí-Açu subiu quase oito metros acima de seu leito ao meio-dia deste sábado (21). A chuva continua nas cabeceiras e há risco de transbordamento.
Em Rio do Sul (188 km de Florianópolis), cerca de mil pessoas (de 360 famílias) foram levadas pela Defesa Civil para oito abrigos.
Em Bom Retiro (na Grande Florianópolis), cem famílias foram relocadas. Em Alfredo Wagner, também na região metropolitana da capital, 30 famílias ficaram desalojadas.
Em Blumenau (120 km de Florianópolis), os comerciantes cujos negócios estão nas áreas ribeirinhas (inclusive no centro da cidade, que é cortada pelo Itajaí-Açu) estão subindo mercadorias para andares mais altos. A cidade tem um histórico de enxurradas de água e lama quando o rio enche muito nas cabeceiras. Cerca de 8.000 casas estão sem água porque os alagamentos sujaram os reservatórios.
A Defesa Civil já ordenou o fechamento de quatro de sete represas existentes nas regiões mais altas, para conter a vazão no leito do rio e suavizar o possível impacto de uma cheia.
Na madrugada deste sábado, choveu granizo no Oeste, atingindo 1.150 casas, com estragos de pequena monta. Estradas vicinais foram muito castigadas. Pela manhã, a BR-282 foi interditada nos dois sentidos, no KM 136, próximo a Bom Retiro.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas fortes já causaram prejuízos (ainda não calculados) em Bom Retiro, Tubarão, Itajaí, Rio do Sul, Alfredo Wagner, São José dos Cedros, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Serra Alta, Herval do Oeste, Curitibanos, Lages, Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Biguaçu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.