Topo

Grupos pretendem fechar a avenida Paulista neste domingo, Dia Mundial sem Carro

Do UOL, em São Paulo

21/09/2013 06h00

Organizações sociais pretendem interromper o trânsito da avenida Paulista, na área central de São Paulo, neste domingo (22), Dia Mundial sem Carro.

Mais de 5.000 pessoas confirmaram presença em dois eventos criados no Facebook, que devem ser realizados na avenida: "Praia na Paulista" e "Se a Paulista Fosse Minha".

Você Manda

  • Geraldo Vaz da Silva Neto/Você Manda/UOL

    Tem registros com a sua bicicleta? Envie a sua foto para o UOL

 
O primeiro está marcado para as 8h na praça do Ciclista. Os organizadores do evento pedem que os participantes levem suas cadeiras de praia. Está programada a realização de oficinas, exposições, gincanas, jogos e apresentações de teatro, circo e música.  
 
O segundo está marcado para as 10h, mas a concentração será a partir das 8h na alameda Rio Claro. O grupo pretende interditar o trecho entre a rua Pamplona e o Masp (Museu de Arte de São Paulo).
 
Na programação, há piquenique, apresentação de grupos musicais, oficinas, sessões de contação de histórias, rodas de leitura, parque de diversões, troca de livros e exposições.
 
Segundo os grupos, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não vai interditar a via por falta de efetivo. A companhia autorizou a realização dos eventos na calçada, de acordo com eles.
 
"A Paulista é o símbolo do paulistano. Se tem um lugar que deveria estar sem carro, é lá", afirma Victor Mendes, do Sampapé, uma das entidades que organizam os eventos.
 
Segundo ele, o objetivo das ações é trazer as pessoas para a rua. "Queremos retomar o uso do espaço público e tentar transformar uma cidade projetada para os carros em um lugar de convívio das pessoas", declarou.
 

Bloqueio no centro da capital

 
Para marcar o Dia Mundial sem Carro, 66 ruas e avenidas do centro da capital paulista serão bloqueadas ao trânsito de automóveis no domingo entre as 7h e as 17h. Serão cerca de 10 km de vias interditadas.
  • Arte UOL
 
Os veículos serão impedidos de ter acesso ao interior da chamada Rótula Central, área delimitada pelas avenidas Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana, Mercúrio e Senador Queiroz.
  • 12417
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/09/18/voce-usa-a-bicicleta-como-meio-de-transporte.js
 
Às 9h, haverá um passeio ciclístico na ciclofaixa de lazer do centro, partindo da praça do Patriarca. Antes disso, a partir das 8h, diversas atividades serão realizadas no Vale do Anhangabaú, dentro da programação da Virada Esportiva, que começa neste sábado (21). Veja a programação completa.
 

Interdição no Ibirapuera

 
Vias próximas ao parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, serão interditadas entre a 0h e as 13h do domingo. Segundo a CET, os bloqueios não serão feitos por causa da ampliação do horário de funcionamento do parque, que estará aberto durante todo o fim de semana. 
 
No local, será realizada a 21ª Maratona de Revezamento da Cidade de São Paulo. Serão interditados trechos das avenidas Pedro Álvares Cabral, Moreira Guimarães, Rubem Berta, 23 de Maio, além do viaduto General Euclides Figueiredo.
 
De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, não será permitida a entrada de veículos nos parques municipais da cidade, inclusive no Ibirapuera. A CET informa que as 898 vagas de zona azul existentes dentro do parque serão desativadas neste domingo.