Topo

Após decisão da Justiça, 23% dos motoristas faltam em inspeção

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 20h01

Cerca de 23% dos motoristas que agendaram a inspeção veicular na capital paulista para esta quinta-feira (17), primeiro dia após a decisão judicial que obrigou a retomada dos serviços na capital paulista, não compareceram na vistoria. Foi o que informou a Controlar, concessionária responsável pelo serviço.

  • 14311
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/10/11/voce-e-a-favor-da-inspecao-veicular.js

Até 19 horas, foram inspecionados apenas 7.177 dos 9,357 veículos agendados. Desse total, 16,5% foi reprovado por emitir níveis de gases superiores aos estabelecidos ou por apresentar algum item em desconformidade com lei ambiental vigente. 

A inspeção tinha sido suspensa na última segunda (14) pela Prefeitura de São Paulo, mas voltou a ser feita depois que a Controlar entrou com uma ação na Justiça. De acordo com a "Folha de S.Paulo", durante a suspensão temporária, 32.807 inspeções deixaram de ser realizadas

Os motoristas que tinham inspeção agendada para segunda (14), terça (15) e quarta-feira (16) devem fazer um novo agendamento. E, segundo a Controlar, foram realizadas nesta quinta-feira um total de 27.156 agendamentos, sendo que 6.157 deles para hoje mesmo.  

Motoristas reclamam de indefinição sobre inspeção veicular

Briga judicial 

O Tribunal de Justiça de São Paulo publicou uma liminar na quarta-feira que obriga a prefeitura a retomar os serviços de inspeção, interrompidos desde a última segunda-feira (14). 

A decisão foi tomada com base no pedido da Controlar, concessionária responsável pela inspeção ambiental veicular na cidade, que entrou com uma ação cautelar após o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciar o rompimento do contrato. A empresa solicitou à Justiça que os serviços fossem mantidos pelo menos até 31 de janeiro de 2014.

Por meio de nota, a prefeitura informou que "vai recorrer da decisão liminar (...) e lamenta que a administração municipal seja obrigada a manter vínculo contratual com uma empresa condenada em segunda instância por improbidade administrativa neste mesmo contrato". 

A prefeitura lembra que o sistema de reembolso para os veículos aprovados na inspeção segue funcionando. O pedido deve ser feito por meio da internet. "Porém, devido à decisão judicial que revogou a suspensão, não haverá mais reembolso para aqueles que pagaram a taxa mas não realizaram a inspeção veicular em 2013", reforça.