Topo

Liberados, detidos em protesto na avenida Paulista acusam PMs de agressão

Do UOL, em São Paulo

06/11/2013 11h55Atualizada em 06/11/2013 12h50

Foram liberados na manhã desta quarta-feira (6) os cinco manifestantes detidos na noite dessa terça (5) pela polícia durante um protesto na avenida Paulista.

Dos detidos, dois são maiores --um professor de 23 anos e um artesão de 49 anos-- e três são menores de idade com 15,16 e 17 anos.

De acordo com o boletim de ocorrência da PM, os cinco teriam utilizado rojões de maneira indevida, o que caracteriza contravenção penal. Eles são suspeitos também de agredir PMs.

Os dois adultos assinaram termo circunstanciado e foram liberados do 78º DP (Jardins). Eles haviam sido detidos também por desacato e resistência a ordem de prisão. De acordo com a assessoria de imprensa da SSP, ambos relataram também ter sofrido agressões de PMs e foram encaminhados hoje cedo para exame de corpo delito no IML.

Já os menores foram liberados na presença dos pais, sob compromisso de serem apresentados futuramente à Vara da Infância e Juventude. Conforme a SSP, os três negaram ter agredido o PM, mas tiveram apreendidos um skate e um martelo.

Os objetos foram encaminhados ao IC para serem periciados.

Tanto a SSP quanto o 78º DP não informaram os nomes dos manifestantes constantes do boletim de ocorrência. A alegação é que, apesar de registrado por um órgão público, o documento não tem de ser, obrigatoriamente, publicizado. 

A PM foi procurada para comentar as agressões relatadas pelos dois maiores, mas, até o momento, não se pronunciou a respeito.