Topo

Homem morre ao ser arrastado por correnteza durante temporal em Nova Iguaçu

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

25/11/2013 15h53

O temporal que caiu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, neste domingo (24), deixou uma vítima fatal no bairro Caiçara, onde houve transbordamento do rio Botas. Antônio Rocha do Nascimento, 42, foi arrastado pela correnteza ao tentar passar por uma rua alagada. O corpo foi localizado nesta segunda-feira (25) pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo informações da corporação, Nascimento foi encontrado dentro de um valão no bairro Carmari, na altura da rua Antônio Cunha. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico-Legal) de Nova Iguaçu, e a causa da morte registrada como afogamento.

A vítima teria sido arrastada por um distância de cerca de 200 metros, segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Luiz Antunes. O titular da pasta explicou ao UOL que Nascimento, por ter uma estatura mediana, achou que poderia passar pelo ponto de alagamento.

"A água estava batendo na cintura e rua, realmente inundada. Naquele local existe um afluente do rio Botas e, na medida em que houve o transbordamento, a correnteza se confundiu com a própria rua", disse Antunes, que contou ter conversado com amigos e familiares da vítima.

Antunes afirmou ainda que esta foi a única ocorrência com gravidade registrada pela Defesa Civil durante o temporal de domingo --a chuva durou cerca de uma hora e meia. Nesta segunda, equipes da Defesa Civil realizam uma vistoria em vários pontos da cidade.

"Houve uma chamada em uma residência que não tinha ninguém morando, e que a força da água acabou derrubando uma parede. Também registramos chamadas sobre pontos de alagamento em diversas áreas. Mas nada que tivesse a mesma gravidade ou vítimas", finalizou.

Segundo o Sistema de Alerta de Cheias do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), nas últimas 24 horas o volume de chuva na região chegou a 32,8 milímetros, o que é considerado normal. No momento, a cidade registra chuva fraca.

Cidades em estágio de atenção

Onze municípios fluminenses estão em estágio de atenção devido à possibilidade do aumento do nível dos rios em decorrência da chuva. As cidades ficam na Baixada Fluminense, na região serrana e no norte do Estado.

Segundo o Inea, o alerta se refere aos 33 rios que cortam os municípios de São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim e Macaé.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é que chova em todo o Estado.