Topo

Adolescentes são apreendidos após foto em cima de carro da polícia

Foto de adolescente que foi parar em rede social; dois jovens foram apreendidos  - Reprodução
Foto de adolescente que foi parar em rede social; dois jovens foram apreendidos Imagem: Reprodução

Mariana Zirondi

Do UOL, em Londrina (PR)

25/02/2014 18h47

Dois adolescentes foram apreendidos segunda-feira (24), após um deles ter postado, em uma rede social, uma foto em que aparece simulando atirar com uma arma sobre o capô de um carro da Patrulha Escolar. A detenção aconteceu em um bairro na zona sul de Londrina, norte do Paraná, e os menores foram encaminhados à 10ª Subdivisão Policial (10ª SDP) da cidade.

A PM (Polícia Militar) apurou, por meio da própria rede social, quem era o autor da publicação após receber algumas denúncias e ser notificada pela imprensa sobre a foto.

De acordo com o capitão Nelson Villa Junior, porta-voz da PM, os adolescentes fizeram o registro enquanto a viatura estava estacionada em frente a uma escola. Os policiais, naquele momento, faziam uma palestra, justamente de prevenção contra a violência, para os alunos do conjunto habitacional Jamile Dequech.

A foto foi postada no dia 18 de fevereiro e recebeu dezenas de “curtidas” e compartilhamentos na rede. O autor da publicação, conhecido como “Xaropinho”, já tem passagens pela polícia por tráfico de entorpecentes.

“Os infratores produziram provas contra si mesmos. Pelos compartilhamentos na rede social, a foto chegou até a imprensa e a sociedade civil se revoltou com a publicação. Quando entramos no perfil do jovem, conseguimos rapidamente fazer um rastreio por onde ele andava na cidade e o encontramos”, diz Capitão Villa. 

Segundo o delegado Willian Douglas Soares, da Delegacia do Adolescente de Londrina, o rapaz de 17 anos, que aparece na imagem, revelou ao ser apreendido, que um outro jovem, de 16 anos, era o autor da fotografia e também havia ficado em pé na viatura. Detidos, os dois adolescentes confessaram as ações.

A mãe do jovem de 16 anos, autor da fotografia, não quis ser identificada e disse que foi uma surpresa ter que buscar o filho na delegacia. Segundo ela, o jovem explicou que fez a foto sem pensar nas consequências e não imaginou que a mesma chegaria até a polícia. “Acho que foi um minuto de bobeira. Um faz, o outro quer fazer também. Eu estou em choque, porque a viatura é um patrimônio do povo e ele não tinha o direito de fazer isso. Eles são inconsequentes na internet”, afirma a mãe. 

Os jovens já foram liberados O inquérito será encaminhado ao Ministério Público (MP) e eles responderão por danos ao patrimônio público em liberdade.