Com blocos agendados entre 17h e 19h, trânsito no centro do Rio deve dar nó
Carolina Mazzi
Do UOL, no Rio
28/02/2014 06h00
O calendário de blocos do pré-Carnaval carioca deve contribuir para piorar o trânsito já caótico do centro do Rio de Janeiro desde que foram implementadas duas grandes mudanças na região: o fechamento do Mergulhão da Praça 15 e a transformação em mão dupla de parte da avenida Rio Branco. Cinco blocos –que devem atrair 7.700 foliões-- desfilarão por movimentadas ruas e avenidas do centro nesta sexta (28), de acordo com o Guia Oficial da RioTur. E todos no horário do rush, entre as 17h e 19h.
No último dia útil antes da semana de Carnaval, quando o tráfego de veículos aumenta consideravelmente, o bloco dos Aposentados sai às ruas às 17h na avenida Primeiro de Março, uma das mais conturbadas desde as mudanças do tráfego.
Cariocas relatam confusão e desorientação no trânsito do Rio
Uma hora depois, entre as ruas São José e Nilo Peçanha, o bloco “Escorrega na baba do quiabo” deverá atrair cerca de mil pessoas. E, ainda no mesmo horário, o “Rival sem rival” se concentra na rua Álvaro Alvim, em frente ao teatro de mesmo nome.
Veja também
Às 19h, entre as avenidas Presidente Vargas e Marechal Floriano, na rua Miguel Couto, desfila o “Vestiu uma camisinha listrada e saiu por aí”, que promete atrair um público médio de 3.000 pessoas. Apesar de iniciarem em horários diferentes, os desfiles deverão ocorrer simultaneamente, já que costumam durar entre duas e três horas.
Esta é a segunda semana de alterações. As mudanças, que acontecem devido às obras do Porto Maravilha, complicam a situação do trânsito em toda a região central.
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) pediu paciência à população e a utilização do transporte público, já que outras mil vagas de estacionamento também foram eliminadas do centro. No dia 17, primeiro dia útil de mudanças, o Metrô chegou a registrar recorde de passageiros. Muitos reclamaram da superlotação dos trens.
Comerciantes do mercado popular da Saara também reclamam de queda de 20% nas vendas desde o início das transformações.