Topo

Alemão é preso no aeroporto de Recife por tentar embarcar embriagado

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

30/04/2014 11h29

O alemão Frank Mirko Nötzold, 44, foi preso na madrugada dessa terça-feira (29) depois de causar um tumulto no aeroporto de Recife ao tentar embarcar bêbado em um voo que iria para Lisboa (Portugal).

Segundo a PF (Polícia Federal), o comandante do avião impediu que o estrangeiro e um outro passageiro embarcassem devido ao alto grau de embriaguez em que se encontravam, o que poderia colocar em risco o sossego e a integridade física dos demais passageiros do avião.

Inconformado em não poder seguir viagem, o alemão sentou-se no saguão de embarque internacional e se recusou a sair.

A PF usou pistola tease de choque para conter o alemão, que tentou agredir os policiais no momento da prisão.

Segundo a PF, ele se exaltou, xingou os agentes e fez movimentos bruscos com os braços na tentativa de não ser preso. “Não foi possível realizar a oitiva do estrangeiro em razão do alto nível de embriaguez alcoólica em que ele se encontrava, não conseguindo, sequer, declinar o endereço onde estaria hospedado ou mesmo o telefone de alguma pessoa que pudesse vir recebê-lo, razão pela qual não poderá deixar o país sem primeiro ter sido ouvido pela autoridade judicial competente”, informou a polícia, em nota.

Nötzold foi autuado em flagrante por resistência e por ter causado transtornos no aeroporto. Ele fez exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) de Recife e depois ficou detido na sede da PF, onde prestou depoimento e foi liberado nesta quarta-feira (30). O alemão vai responder ao processo em liberdade.

Caso condenado, ele poderá pegar uma pena que varia entre dois meses a dois anos de prisão.

Nötzold está em situação legal no Brasil e tem o visto concedido pelo governo brasileiro de temporário por 365 dias, que se expiram no dia 28 de janeiro de 2015. O visto dele permite ao estrangeiro trabalhar em todo o território brasileiro.