Greves e protestos pelo Brasil

Compare a onda de protestos recente com a do ano passado

Do UOL, em São Paulo

Apesar das mobilizações em 14 capitais do país e algumas ações de impacto, a mobilização desta quinta-feira (15), o chamado "Dia Internacional de Lutas Contra a Copa" (15M), ficou aquém do esperado pelos grupos envolvidos na convocação dos protestos, que anunciavam a volta das grandes multidões de manifestantes às ruas, como em junho do ano passado. A presidente Dilma Rousseff inclusive afirmou que a "super quinta" "fracassou"

  • 27958
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/05/16/dilma-disse-que-a-super-quinta-de-protestos-foi-um-fracasso-voce-concorda.js

No fim, os protestos protagonizados por movimentos sem-teto e professores em greve conseguiram mobilizar mais manifestantes do que os atos contrários à Copa do Mundo.

Levantamento realizado pela reportagem do UOL apontou que, no total, cerca de 17,5 mil manifestantes participaram de protestos em 14 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Belém e Manaus.

Os atos contrários à Copa foram realizados em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e João Pessoa. A maior manifestação anti-Copa foi realizada na capital paulista, com 1.200 ativistas. Nas demais capitais, os protestos se reduziram a dezenas ou centenas de manifestantes. No total, os atos contrários à Copa reuniram cerca de 2.900 pessoas.

Compare os protestos pelo país em 2013 e 2014

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos