Topo

SP terá horário de rush antecipado devido ao jogo do Brasil nesta terça

Do UOL, em São Paulo

16/06/2014 13h38Atualizada em 16/06/2014 18h32

A cidade de São Paulo deverá ter o horário de rush da tarde antecipado para as 13h na terça-feira (17) por conta do jogo Brasil e México, marcado para amanhã às 16h, em Fortaleza. Diferentemente da estreia da seleção na Copa, na semana passada, não foi declarado feriado na capital, mas a expectativa é que muitos trabalhadores sejam liberados após o almoço.

O Metrô e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbana) vão adotar um esquema especial de operação. O rodízio está mantido pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que não irá reforçar o contingente de funcionários nas horas que antecedem o jogo.

Das 12h até as 16h, o sistema metroviário vai operar com a frota máxima nas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 5-lilás. A ideia é antecipar o horário de pico e facilitar o fluxo de passageiros antes da partida. 

A Linha 4-Amarela vai operar com um esquema diferente para atender a demanda antecipada de passageiros por conta do jogo da seleção brasileira.

Como muitas empresas devem antecipar o término da jornada de trabalho, a oferta de trens será adequada conforme a demanda de passageiros. A partir das 11h, o número de trens em circulação vai aumentar gradualmente para atender a antecipação de pico.

Os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão circular com intervalos menores nas seis linhas entre as 12h e as 15h30. A circulação dos trens de carga nesse horário será interrompida.

A EMTU também vai adiantar o horário de pico para as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas que atendem a região metropolitana de São Paulo para as 13h, com a operação de 100% da frota.

A SPTrans (empresa gestora do transporte municipal) diz que ainda não está previsto nenhum plano especial para o trânsito para amanhã.

Na estréia da seleção a CET só registrou congestionamentos no entorno da Arena Corinthians.