Topo

90% dos paulistanos querem mais faixas exclusivas de ônibus, diz Ibope

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 18h28Atualizada em 20/09/2014 10h35

Pelo menos 90% dos moradores da capital paulista são favoráveis à ampliação das faixas exclusivas para ônibus, segundo pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Nossa São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (18). A aprovação oscilou três pontos percentuais para baixo, dentro da margem de erro, comparada à pesquisa de 2013, quando 93% se mostraram a favor da medida.

O levantamento do Ibope, realizado entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, com 700 pessoas, tem margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.

O dado aparece dias depois de a Prefeitura de São Paulo divulgar um levantamento que indica um aumento de 68,7% na velocidade média dos ônibus nos 59,3 quilômetros de faixas exclusivas implantadas em 2014.

O trânsito na cidade foi considerado “ruim” ou “péssimo” por 70% dos entrevistados. E o tempo total gasto no trânsito, incluindo todos os deslocamentos, ficou em duas horas e 46 minutos.

Mais carros x trânsito ruim

Apesar do desapontamento com o trânsito, aumentou o número de paulistanos que usam carro diariamente para circular pela cidade. De acordo com a pesquisa, 62% da população têm e usa o carro pelo menos uma vez por semana.

O índice subiu dez pontos percentuais em relação à pesquisa de 2013, na qual 52% dizia ter carro e usá-lo. O acréscimo foi registrado em todas as faixas de renda, escolaridade e regiões da cidade.

Também subiu de 27% para 38% o índice dos que utilizam o carro “todos os dias” e “quase todos os dias”.

Por outro lado, 71% dos entrevistados afirmaram que deixariam de usar o carro, caso houvesse uma boa alternativa de transporte.

88% apoiam mais ciclovias

Segundo a pesquisa Ibope, aumentou de 86% para 88% o percentual de paulistanos favoráveis à construção e ampliação de ciclovias na cidade. E 52% acham que aumentou o desrespeito à faixa de pedestres, enquanto em 2013 era a opinião de 41%.

Entre os usuários do carro, passou de 82% para 90% o indicador de favoráveis à aplicação de multas a quem para na faixa de pedestres. Também subiu de 36% para 43% o grupo dos que são favoráveis ao rodízio de dois dias. E aumentou de 86% para 88% os que são a favor da construção e ampliação de ciclovias.

Segundo a pesquisa Ibope, 41% é favorável à implementação do passe livre para todos os usuários do transporte público em São Paulo.

O lançamento da oitava edição da pesquisa sobre Mobilidade Urbana integra as atividades da Semana da Mobilidade em São Paulo, e aborda o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro, entre outros temas relacionados à mobilidade pela cidade.

A Rede Nossa São Paulo é um movimento que reúne 700 organizações da sociedade, e é absolutamente apartidária e inter-religiosa, não tem presidente nem diretoria. Conta com o apoio de lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil, empresas e cidadãos.