Com partidos rachados, Tabata e Datena confirmam candidatura neste sábado

Após o PSDB homologar o jornalista José Luiz Datena como seu cabeça de chapa, tanto a convenção tucana, quanto a do PSB, oficializando a candidatura de Tabata Amaral, foram enfraquecidas. Os dois partidos já negociaram a possibilidade de uma chapa única e até marcaram a convenção para o mesmo dia, para caso o acordo entre os dois partidos voltasse a fazer sentido.

O que aconteceu

Datena chega à convenção já como candidato oficial. Nesta sexta-feira (26), a executiva nacional do partido surpreendeu ao anunciar que, antes mesmo da convenção de hoje, a candidatura do apresentador foi homologada pela federação nacional PSDB-Cidadania.

O objetivo era enfraquecer um protesto programado por uma ala do partido que apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Aliado do prefeito, o ex-presidente municipal do PSDB Fernando Alfredo chegou a lançar sua pré-candidatura e a convocar Datena para um debate. "O partido não discutiu com a militância a chegada do Datena e não vamos aceitar uma convenção acontecer dessa forma", disse Alfredo ao UOL. Ele promete recorrer à Justiça contra a homologação do nome de Datena antes da convenção.

Já ratificado, Datena deve usar a convenção para anunciar o vice. Os principais cotados são o atual presidente do PSDB na cidade, ex-senador José Aníbal, e o ex-vereador Mario Covas Neto, o Zuzinha.

"Estarei lá", disse o apresentador após a homologação de seu nome. Ele diz que "o cidadão", em referência a Alfredo, quer atrapalhar a união do partido. "Acima de qualquer vaidade pessoal, o maior ator de quadro eleitoral não é um partido, nem o candidato, é o povo", afirmou.

Datena finalmente vai disputar uma eleição após diversas ameaças de desistência. O jornalista, que já abandonou quatro disputas, passou a pré-campanha ameaçando abandonar o pleito mais uma vez. Depois de uma entrevista à Folha de S.Paulo defendendo seu direito de desistir, caciques do PSDB viajaram de Brasília a São Paulo na quarta-feira (24) para se reunir com Datena a fim de abafar os boatos.

Na reunião de duas horas, ficou decidido que a convenção aconteceria. Ela foi marcada para começar às 10h de hoje na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), mesmo sob ameaças de protestos.

820 militantes contrários a Datena confirmaram presença na manifestação programada para a hora da convenção. "Vamos ter um caminhão de som lá fora, passando as falas reacionárias do Datena sobre o Bruno Covas, o João Doria, o José Serra, inclusive sobre o que ele falava do Aécio Neves, que ele tinha que estar preso, que lugar de ladrão era na cadeia", garantiu Alfredo.

E lá dentro nós vamos convidar o Datena para um debate sobre a cidade de São Paulo. Ele tem fugido de nós.
Fernando Alfredo, ex-presidente municipal do PSDB

Continua após a publicidade

Tabata avalia nomes para vice

Enquanto Datena oficializa vice já sendo candidato, Tabata ainda avalia nomes para compor chapa. O conselho da campanha e as lideranças do partido avaliam possibilidades, mas o anúncio previsto para este sábado (27) não será feito.

Ela não tem vice e o provável nome será indicado pelo PSB em chapa "puro-sangue". Agora, as lideranças do PSB e o conselho do partido estudam possibilidades, entre os nomes mencionados estão o da professora Lúcia Franca, o de Lu Alckmin e do ex-deputado, Floriano Pesaro.

O partido espera 1500 pessoas na quadra da rosas de ouro. Estarão presentes amigos e familiares da deputada, incluindo o prefeito de Recife, João Campos e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O conselho da pré-campanha tem apoiadores como o apresentador Luciano Huck, que não deve comparecer, por causa da agenda.

Tabata apostava em uma chapa com o PSDB e indicou Datena para vice, para ganhar tempo de TV e popularidade. O jornalista disse que Tabata o "jogou no colo do PSDB" e por isso, lançou candidatura própria - após a fala, Tabata chegou a falar que o nome do apresentador "não fazia mais sentido", mesmo assim, ela queria uma indicação de vice dos tucanos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes