Topo

Bombeiros encerram buscas por operário soterrado em mina de itabirito (MG)

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2014 20h50

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (25) o encerramento das buscas pelo operador de retroescavadeira Adilson Aparecido dos Santos, 43, desaparecido desde o dia 10 deste mês, após rompimento de barragem de rejeitos que soterrou e matou duas pessoas em uma mina localizada na cidade de Itabirito (55 km de Belo Horizonte).

Conforme nota da corporação, os trabalhos foram finalizados devido à instabilidade do terreno.

"A tentativa de aprofundar as escavações traria um alto risco para as equipes, conforme laudo elaborado por responsáveis técnicos da mineradora", segundo nota divulgada pela assessoria dos bombeiros, referindo-se à Mineradora Herculano, dona da mina e da barragem que se rompeu.

De acordo com os bombeiros, as buscas foram feitas durante 15 dias consecutivos por equipes especializadas em salvamento, que foram auxiliadas por máquinas escavadeiras e cães farejadores. O setor informou que não há previsão de retomada dos trabalhos.

Mortes

No dia em que a barragem se rompeu, morreram Cristiano Fernandes Silva, 32, e Reinaldo da Costa Melo, 68, cujos corpos foram resgatados pelos bombeiros. Outras três pessoas ficaram feridas sem gravidade. A atividade da empresa no local foi suspensa por tempo indeterminado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.

Nesta semana, a Justiça de Minas Gerais bloqueou os bens da Mineradora Herculano e dos sócios da empresa. Segundo o MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais), a medida liminar foi concedida em ação cautelar.

O objetivo, segundo o órgão, é "garantir eventual necessidade de recuperação e de indenização dos danos causados pelo rompimento". O MP informou que as causas do incidente estão sendo investigadas. A Polícia Civil de Minas Gerais também abriu um inquérito sobre o caso.

Em nota distribuída à imprensa, ainda no dia 10, a empresa Herculano Mineração Ltda havia dito "lamentar profundamente" o incidente ocorrido na sua mina. A empresa disse que as causas do acidente estão sendo apuradas pelo seu corpo técnico e pelas autoridades locais, entre eles a Polícia Civil, a Defesa Civil e órgãos ambientais.

"Todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de garantir a integridade de seus funcionários e minimizar os prejuízos à comunidade local e ao meio ambiente."

Barragem se rompe e trabalhadores ficam soterrados em mina