Topo

Santos Dumont tem um terço dos voos cancelados após passar a manhã fechado

O forte nevoeiro que atingiu o Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (24) prejudicou o funcionamento do aeroporto Santos Dumont - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
O forte nevoeiro que atingiu o Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (24) prejudicou o funcionamento do aeroporto Santos Dumont Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

24/11/2014 18h30

Após passar parte da manhã fechado, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, teve nesta segunda-feira (24) cerca de um terço de seus voos cancelados. Segundo a Infraero, até às 18h dos 137  voos programados para o aeroporto 41 foram cancelados.

O abre e fecha do aeroporto --que ficou totalmente fechado para pousos entre 6h e 10h35 e teve as decolagens suspensas diversas vezes ao longo da manhã devido à neblina que atingiu a cidade-- também causou filas e atrasos. Apenas 11 voos saíram no horário e 85 atrasaram.

O fechamento do aeroporto atrapalhou a vida de passageiros que tentavam deixar o Rio após o feriadão. Alguns deles aguardavam desde o início da manhã para embarcar.

O saguão estava apinhado de passageiros. As filas davam voltas tão longas que recém-chegados tinham que se informar sobre onde elas terminavam.
Ressoavam pelo saguão gritos de passageiros furiosos quando alguém tentava furar uma fila. Quando o furão era retirado, a fila aplaudia. Pelo saguão, ouvia-se muitas referências a "imagina no Ano Novo", "imagina no Carnaval".

O Santos Dumont opera voos domésticos entre o Rio e várias cidades do país. Devido à extensão curta de sua pista, às vezes o aeroporto não pode operar em situações climáticas adversas, como neblina ou chuva forte. 

Segundo a Infraero, o fechamento do Santos Dumont reflete principalmente na ponte aérea com São Paulo. Os voos programados para ir para a capital fluminense também atrasaram em Congonhas, e alguns foram transferidos para o aeroporto internacional do Galeão.