Topo

É possível viver com 110 litros de água por dia? Veja como seria a sua vida

Em 2013, o consumo médio per capita era de 166,3 litros por dia no Brasil - arte UOL
Em 2013, o consumo médio per capita era de 166,3 litros por dia no Brasil Imagem: arte UOL

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

05/02/2015 06h00Atualizada em 05/02/2015 10h13

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidade básicas de uma pessoa.

Em 2013, o consumo médio per capita era de 166,3 litros por dia no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades. Em Estados como o Rio de Janeiro e o Maranhão, esse índice superava os 200 litros.

Em meio a uma grave crise de falta de água que afeta atualmente o Sudeste do país, economizar não é apenas importante, mas necessário. Porém, é possível viver com apenas 110 litros de água por dia?

Com a ajuda de uma ferramenta disponível no site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a reportagem do UOL fez os cálculos e concluiu: é viável, sim, embora exija que se repense nossos antigos hábitos de consumo de água.

A simulação de consumo de água foi feita para uma pessoa que mora em casa. Se você vive em apartamento, é preciso fazer novos cálculos.

Atividades diárias

  • Getty Images

    Banho: 12 litros

    Um banho de chuveiro elétrico com duração de dois minutos e com a válvula aberta parcialmente consome uma média de 12 litros de água. Banho de dois minutos pode parecer pouco se você tem o hábito de se ensaboar com a torneira aberta. O ideal é ligar o chuveiro para se molhar, mantê-lo desligado enquanto usa o sabão e o xampu, e religá-lo só na hora do enxague.

  • Getty Images

    Beber água - 2 litros

    Médicos recomendam o consumo diário de cerca de dois litros de água já que o corpo perde aproximadamente essa quantidade por meio da respiração, urina e suo.

  • Getty Images

    Descarga - 12 litros

    Dar duas descargas por dia em um sanitário com caixa acoplada consome 12 litros de água. Se precisar acionar a válvula da bacia sanitária mais do que isso, uma dica é acumular água em um balde na hora do banho e guardar para jogar no sanitário.

  • Thinkstock

    Escovar os dentes: 2,7 litros

    A torneira da pia deve ser usada da mesma forma que a do chuveiro. Quando for fazer a limpeza dos dentes, ligue a torneira apenas na hora do enxague. Se quiser economizar ainda mais, use um copo com água. Uma torneira ligada por cinco segundos em três ocasiões ao dia gasta 2,7 litros de água.

  • Getty Images

    Lavar louça - 55,2 litros

    Você é daqueles que ensaboa os pratos, copos e talheres com a torneira ligada? Pense bem da próxima vez. Deixar a torneira da pia ligada por quatro minutos gasta 55,2 litros. A sugestão é primeiro tirar o excesso de comida dos utensílios domésticos, ensaboá-los e só então ligar a torneira.

  • Thinkstock

    Lavar roupa na máquina: 19 litros

    Uma máquina de lavar com cinco quilos de roupa gasta em média 135 litros de água. Para economizar, o recomendado é juntar a roupa suja e só lavar uma vez por semana. Distribuindo a quantidade de água por sete dias, o gasto diário é de 19 litros.

  • Divulgação

    Limpar o quintal - 0 litro

    Lembra daqueles mais de 130 litros de água que a sua máquina de lavar usou? Experimente não deixá-la ir embora pelo ralo e guardá-la para limpar o quintal de casa. Outra opção é usar a boa e velha vassoura.

  • Igor Tarasyuk/Getty Images/Arte UOL

    Total - 102,9 litros

    Os quase sete litros de água que sobram podem ser usados para cozinhar e limpar a casa, lembrando que para isso basta vassoura e um pano molhado.

Mais Cotidiano