É possível viver com 110 litros de água por dia? Veja como seria a sua vida

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidade básicas de uma pessoa.
Em 2013, o consumo médio per capita era de 166,3 litros por dia no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades. Em Estados como o Rio de Janeiro e o Maranhão, esse índice superava os 200 litros.
Em meio a uma grave crise de falta de água que afeta atualmente o Sudeste do país, economizar não é apenas importante, mas necessário. Porém, é possível viver com apenas 110 litros de água por dia?
Com a ajuda de uma ferramenta disponível no site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a reportagem do UOL fez os cálculos e concluiu: é viável, sim, embora exija que se repense nossos antigos hábitos de consumo de água.
A simulação de consumo de água foi feita para uma pessoa que mora em casa. Se você vive em apartamento, é preciso fazer novos cálculos.
Um banho de chuveiro elétrico com duração de dois minutos e com a válvula aberta parcialmente consome uma média de 12 litros de água. Banho de dois minutos pode parecer pouco se você tem o hábito de se ensaboar com a torneira aberta. O ideal é ligar o chuveiro para se molhar, mantê-lo desligado enquanto usa o sabão e o xampu, e religá-lo só na hora do enxague.
Médicos recomendam o consumo diário de cerca de dois litros de água já que o corpo perde aproximadamente essa quantidade por meio da respiração, urina e suo. Dar duas descargas por dia em um sanitário com caixa acoplada consome 12 litros de água. Se precisar acionar a válvula da bacia sanitária mais do que isso, uma dica é acumular água em um balde na hora do banho e guardar para jogar no sanitário.
A torneira da pia deve ser usada da mesma forma que a do chuveiro. Quando for fazer a limpeza dos dentes, ligue a torneira apenas na hora do enxague. Se quiser economizar ainda mais, use um copo com água. Uma torneira ligada por cinco segundos em três ocasiões ao dia gasta 2,7 litros de água.
Você é daqueles que ensaboa os pratos, copos e talheres com a torneira ligada? Pense bem da próxima vez. Deixar a torneira da pia ligada por quatro minutos gasta 55,2 litros. A sugestão é primeiro tirar o excesso de comida dos utensílios domésticos, ensaboá-los e só então ligar a torneira.
Uma máquina de lavar com cinco quilos de roupa gasta em média 135 litros de água. Para economizar, o recomendado é juntar a roupa suja e só lavar uma vez por semana. Distribuindo a quantidade de água por sete dias, o gasto diário é de 19 litros.
Lembra daqueles mais de 130 litros de água que a sua máquina de lavar usou? Experimente não deixá-la ir embora pelo ralo e guardá-la para limpar o quintal de casa. Outra opção é usar a boa e velha vassoura.
Os quase sete litros de água que sobram podem ser usados para cozinhar e limpar a casa, lembrando que para isso basta vassoura e um pano molhado.
Atividades diárias
Banho: 12 litros
Beber água - 2 litros
Descarga - 12 litros
Escovar os dentes: 2,7 litros
Lavar louça - 55,2 litros
Lavar roupa na máquina: 19 litros
Limpar o quintal - 0 litro
Total - 102,9 litros