Topo

Mora em apartamento? Veja 5 dicas para reduzir o consumo de água

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

20/02/2015 06h00

Em tempos de escassez de água no Sudeste, as palavras de ordem têm sido economizar e reutilizar. Uma das grandes aliadas para diminuir o consumo da água fornecida pelas empresas de abastecimento é recorrer à captação da água da chuva.

Se você mora em casa, a medida exige apenas direcionar a chuva que cai nas calhas para bombonas plásticas. Mas e se você vive em apartamento, como fazer? A tarefa se torna bem trabalhosa.

No entanto, há outras formas de acumular água em residências com pouco espaço. O foco tem de ser no reúso da que é consumida no banheiro, cozinha e área de serviço. Veja algumas dicas:

Economia e reúso de água

  • Divulgação

    Máquina de lavar

    Uma máquina de lavar com cinco quilos de roupa gasta em média 135 litros de água. Em vez de deixar que tudo isso vá pelo ralo, uma opção é ligar a mangueira por onde sai a água usada durante a lavagem a uma bombona. A água acumulada pode ser utilizada no vaso sanitário, na limpeza e nas plantas. Bom lembrar que o recomendado é juntar a roupa suja e só lavar uma vez por semana.

  • Getty Images

    Banho

    Deixe sempre uma bacia ou balde perto do chuveiro para acumular a água que você usa para se molhar e tirar o sabão e o xampu. A água guardada pode ser usada para dar descarga, na limpeza do apartamento e para regar as plantas. Não esqueça de sempre desligar a torneira enquanto se ensaboa.

  • WWOOf Canadá/Divulgação

    Limpeza de frutas e verduras

    Antes de consumir frutas, legumes e verduras, é fundamental limpá-los para evitar doenças que podem ser transmitidas por meio deles. A água com água sanitária usada na higienização dos alimentos e a utilizada para o enxague pode ser guardada para uso no vaso sanitário e faxina do apartamento.

  • Tadeu Brunelli/UOL

    Cozimento

    Jogar fora a água do cozimento dos alimentos é um duplo desperdício: de água e de nutrientes, já que muitas vitaminas e minerais são solúveis. Essa água pode ser usada no preparo de outros alimentos e também para regar plantas.

  • Getty Images

    Ar-condicionado

    Uma fonte de água muitas vezes deixada de lado é a do ar-condicionado. Sim, aquelas gotinhas que caem do aparelho e que podem parecer pouca coisa. Que tal passar a acumular essa água e utilizá-la na descarga e na limpeza?

Mais Cotidiano