Topo

Marsilac tem mais mortes por homicídio em São Paulo, diz estudo

Trem passa pelo distrito de Marsilac, no extremo sul de São Paulo - Victor Moriyama/UOL
Trem passa pelo distrito de Marsilac, no extremo sul de São Paulo Imagem: Victor Moriyama/UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

19/05/2015 10h00

Localizado no extremo sul de São Paulo, o distrito de Marsilac é o que teve o maior índice de óbitos por homicídios em 2013, segundo levantamento divulgado nessa terça-feira (19) e realizado pela Rede Nossa São Paulo, que reúne 696 organizações da sociedade civil. Já os distritos de Alto de Pinheiros, Barra Funda e Jaguara, da região oeste, obtiveram indicador zero em óbitos por homicídio no mesmo ano.

A Rede São Paulo calculou que ocorreram 6,16 óbitos a cada 10 mil habitantes de Marsilac. Além das três regiões onde não foram registradas mortes por homicídio, o distrito de Perdizes é o que teve o menor índice: 0,178 óbito a cada 10 mil habitantes.

As fontes da pesquisa foram as Secretarias Municipais de Saúde, de Transportes e o Serviço Funerário do Município de São Paulo. Segundo Clara Meier, coordenadora da pesquisa, a Secretaria de Segurança Pública do Estado não é considerada como fonte porque fornece dados por distrito policial, e não administrativo, que é o foco do levantamento.

Com 208 quilômetros quadrados de área, Marsilac é o maior distrito da capital paulista em extensão e tem um perfil bem diferente da maior parte da cidade; possui uma grande área agrícola, entrecortada por antigas estradas de ferro. Também por conta da distância do centro, está atualmente passando por uma falta de transporte coletivo, que levaram os moradores a fazer uma rifa para alugar um ônibus, como forma de protesto.

Cerca de 52 quilômetros separam Marsilac de Jaguara, um dos distritos sem óbitos por homicídio em 2013. O local possui mais habitantes da classe média e áreas industriais. Já a Barra Funda é conhecida por abrigar um dos terminais do metrô da cidade e o Memorial da América Latina, enquanto o Alto de Pinheiros é uma das regiões mais arborizadas de São Paulo, onde funciona o parque Villa-Lobos.

Mortes em jovens

Marsilac também é o distrito com o maior índice de óbitos por homicídio na faixa etária dos 15 aos 29 anos. Em 2013, foram 28,6 mortes nesse perfil para cada 10 mil habitantes.

No outro extremo, 16 distritos chegaram a indicador zero em mortes nesse segmento: novamente Alto de Pinheiros, Barra Funda e Jaguara, além de Bom Retiro, Butantã, Cambuci, Campo Belo, Carrão, Consolação, Lapa, Moema, Pari, Perdizes, Santo Amaro, Socorro e Vila Leopoldina. Na sequência, o distrito de Vila Mariana obteve o menor índice: 0,643 morte por homicídio.

Favelas

De acordo com o levantamento, o distrito de Vila Andrade, que fica no limite entre as regiões oeste e sul da capital, tem 49,59% de seus domicílios concentrados em favelas. O distrito agrega tanto o bairro nobre de Panamby quanto a favela de Paraisópolis, a maior da cidade.

Onze distritos da cidade obtiveram indicador zero no quesito favela, de acordo com a pesquisa: Alto de Pinheiros, Bela Vista, Bom Retiro, Brás, Cambuci, Consolação, Jardim Paulista, Moema, Perdizes, República e Sé. O índice de Pinheiros foi de 0,081%, isto é, um percentual 610,49 vezes menor que o de Vila Andrade.