No Rio, 80% dos internos em centros socioeducativos têm mais de 16 anos
Cerca de 80% dos jovens internados no Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) do Rio de Janeiro têm mais de 16 anos, segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública). Os dados, referentes a 2013, foram compilados pelo instituto a pedido do Degase a fim de mapear o perfil dos adolescentes que passam pelo departamento.
- 42335
- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2015/03/31/se-a-maioridade-penal-cair-para-16-anos-o-que-voce-acha-que-vai-acontecer-com-os-indices-de-criminalidade.js
Nesta quarta-feira (20), um adolescente de 16 anos foi apreendido suspeito de ter esfaqueado e matado o médico Jaime Gold, 56, no Rio de Janeiro, reaquecendo o já acalorado debate sobre a proposta de redução da maioridade penal no país, em trâmite na Câmara dos Deputados.
O estudo aponta ainda que 41,53% dos jovens foram internados devido a acusações de tráfico, 27,92% por roubo e 13,65% por furto. Apenas 1,24% chegaram até o Degase por acusações de homicídio.
Segundo o ISP, mais de 80% deles apresentam uma defasagem entre a idade e o ano escolar em que deveriam se encontrar – ao menos 94% não haviam concluído ou cursavam o ensino fundamental quando foram internados. Além disso, a maioria das famílias dos jovens tem renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Também cresceu o número de jovens apreendidos. Enquanto em 2010 foram internados 2.806 adolescentes em 2014 este número passou para 8.380.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.