Prefeito de Ribeirão Preto vai para União Brasil mirando governo de SP
O PSDB vai perder mais um quadro importante em São Paulo. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, antecipou à coluna que está "de malas prontas" para deixar o partido. A opção mais provável é o União Brasil.
Com convites do PL, PP e Republicanos, o prefeito está inclinando para o União Brasil devido a um cálculo político. O objetivo é disputar as eleições para o governo de São Paulo em 2026, garantindo assim palanque para uma eventual candidatura de Ronaldo Caiado à presidência da República no Estado. O Republicanos já tem o governador, Tarcísio de Freitas, que diz que irá disputar a reeleição.
O governador de Goiás diz que lançará sua candidatura oficialmente em fevereiro, mas enfrenta resistências dentro do União Brasil. Como revelou a coluna, os dois ministros da sigla, Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e outros deputados defendem apoiar a reeleição de Lula.
A saída do prefeito de Ribeirão Preto enfraquece ainda mais o PSDB, que ficará com apenas 20 prefeitos. O partido, que já governou o estado de São Paulo por quatro mandatos, tem perdido força desde que o deputado Aécio Neves (MG), uma de suas principais lideranças, foi flagrado pela Operação Lava Jato. Na sua fase áurea, o PSDB chegou a governar 200 prefeituras no Estado.
Duarte Nogueira é um crítico do PT. Na última semana, esteve com Caiado em Goiás. A avaliação é de que, se o PT não corrigir os rumos da economia, a oposição tem grandes chances de vencer as próximas disputas.
"O PT é cozinheiro de dispensa cheia. Pega a dispensa cheia e torra tudo. O presidente tem uma visão de curto prazo. Pensa no desgaste político e segura medidas para ajustar a economia", afirmou.
Deixe seu comentário